Significado da bandeira do Reino Unido

A bandeira do Reino Unido é também conhecida por Union Jack ou Union Flag

Existe muito significado por trás da bandeira do Reino Unido. Nesse artigo vamos destrinchar para você tudo sobre esse símbolo, o que quer dizer as suas formas, símbolos e cores, bem como as influências para sua composição. Acompanhe a seguir!

As bandeiras são um tipo de linguagem utilizada pelos seres humanos, já que possuem o poder de disseminar uma ideia sobre alguma situação, ou seja, de emitir uma mensagem que seja compreendida pelo receptor.

Assim, quando exposta a bandeira em um espaço público, ou quando hasteada em eventos oficiais, sabe-se quais são os elementos representados, como é o caso dos países, cujas bandeiras são mais comumente utilizadas.

As esferas do poder possuem suas bandeiras próprias, como é o caso dos estados e municípios, mas as bandeiras também podem representar outras coisas, como causas sociais, entidades, associações, times, dentre outros.

São, portanto, elementos simbólicos amplamente utilizados pelas sociedades, como uma forma de reforço identitário, de reafirmação do seu caráter oficial. Conhecer as bandeiras é, portanto, uma forma interessante de conhecer a própria história daquele que está sendo representado através delas.

A bandeira do Reino Unido e seus significados

Embora seja constituída a partir de uma composição de apenas três cores, a bandeira do Reino Unido é uma das mais bonitas e conhecidas do mundo.

A bandeira nacional do Reino Unido da Grã-Bretanha e da Irlanda do Norte pode ser também chamada de Bandeira da União, já que representa a unidade formada pelos países que compõem o Reino Unido – Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte. A bandeira possui um fundo azul, sobre o qual estão dispostas cruzes nas cores vermelha e branca.

O significado da bandeira do Reino Unido tem relação com a representação dos países britânicos

Essa bandeira é formada por cruzes e é considerada uma das mais bonitas do mundo (Foto: depositphotos)

A bandeira do Reino Unido foi oficialmente adotada no dia 1 de janeiro de 1801, sendo que a proporção oficialmente aceita para o uso da bandeira é de 1:2.

Cruz da Inglaterra

A primeira cruz representada é a de São Jorge, a qual representa a Inglaterra, sendo constituída pela cruz com cor vermelha ao centro e branca no fundo. Essa é a cruz bem ao centro, com grande expressividade no todo da bandeira.

Cruz da Escócia

A segunda cruz representada é a de Santo André, a qual representa a Escócia, sendo apresentada em cor branca, em formato de “X” com fundo azul. O fundo azul, portanto, é a base para apresentação da cruz de Santo André.

Cruz da Irlanda

Já a terceira cruz presente na bandeira é a de São Patrício, a qual representa a Ilha da Irlanda, sendo apresentada em formato de “X” com cor vermelha e fundo branco.

Cruz do País de Gales

O País de Gales não tem uma cruz própria representada pela bandeira do Reino Unido, sendo representado pela cruz de São Jorge, da Inglaterra. Isso porque no ano de 1282 o rei da Inglaterra, Edward I, anexou o País de Gales ao território inglês.

Veja tambémBiografia da rainha Elizabeth

Colônias britânicas

As antigas colônias britânicas utilizavam em suas bandeiras a própria bandeira do Reino Unido, e alguns países, mesmo após alcançar sua soberania, ainda acabam fazendo uma referência ao Reino Unido em suas bandeiras.

São exemplos disso a Austrália, a Nova Zelândia, ainda Fiji, Tuvalu e o Havaí, sendo que todos usam a bandeira do Reino Unido na composição de suas próprias bandeiras, o que faz uma referência ao passado histórico destes territórios.

Além disso, Montserrat, a qual é uma ilha das Caraíbas, que se constitui como um território ultramarino do Reino Unido também faz uso da bandeira do Reino Unido em sua bandeira.

Desta forma, a bandeira do Reino Unido acaba sendo uma das mais conhecidas e utilizadas em todo o mundo, devido ao passado colonialista, bem como a própria importância do Reino Unido no mundo atual.

Cores

As cores azul, vermelha e branca, as quais formam a composição da bandeira do Reino Unido, são também amplamente usadas por vários outros países do mundo.

Essa composição é formada a partir da própria origem das bandeiras dos países que compõem o Reino Unido, as quais já possuíam estas cores originalmente.

Inglaterra x Reino Unido

Existem algumas confusões quanto as bandeiras da Inglaterra e do Reino Unido, sendo que facilmente a bandeira do Reino Unido é atribuída a Inglaterra.

A Inglaterra possui uma bandeira com fundo totalmente branco, onde está sobreposta uma cruz em cor vermelha. Já a do Reino Unido é formada pela sobreposição das bandeiras dos países britânicos. Já a bandeira da Grã-Bretanha é muito parecida com a do Reino Unido, o que as torna facilmente confundidas também.

Veja também: Qual a diferença entre Inglaterra, Reino Unido e Grã-Bretanha?

Lembrando que a Grã-Bretanha é uma ilha que compreende a Inglaterra, a Escócia e o País de Gales, diferentemente do Reino Unido, o qual não é um espaço físico unicamente, mas sim um agrupamento político.

As bandeiras da Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte compõem a bandeira do Reino Unido

A bandeira do Reino Unido é formada pela sobreposição das bandeiras britânicas (Foto: Reprodução | Mapa de Londres)

O Reino Unido: território, população e economia

Quando se fala em Reino Unido, muitas pessoas não compreendem bem como este é configurado, pairando algumas dúvidas sobre a organização e estrutura deste.

É importante compreender que o Reino Unido é formado pelas três nações que ocupam a ilha da Grã-Bretanha, as quais são a Inglaterra, a Escócia e o País de Gales, bem como a província da Irlanda do Norte, sendo que esta está situada no nordeste da ilha da Irlanda.

A capital do Reino Unido é Londres, também considerada como um dos centros financeiros do mundo

Os países que compõem o Reino Unido são a Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte (Foto: depositphotos)

Oficialmente, desde os anos de 1927, o Reino Unido é chamado de Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte, sendo que a capital deste é Londres, capital da Inglaterra.

O Reino Unido possui uma extensão territorial de 242.495 km², divididos entre os países constituintes. Já a população do Reino Unido é formada por 65,64 milhões de pessoas, segundo dados do ano de 2016. Os habitantes do Reino Unido são chamados de Britânicos, sendo que destes a ampla maioria é de ingleses, com mais de 80% do total desta população.

Economia

A economia do Reino Unido é uma das mais desenvolvidas do mundo, figurando entre os melhores Produto Interno Bruto – PIB do mundo, ocupando posições de destaque, estando em sexto lugar no ranking, atrás apenas dos Estados Unidos, União Europeia (caso a União Europeia não seja considerada, o Reino Unido ocupa o quinto lugar em relação ao PIB mundial), China, Japão e Alemanha.

Veja também: A saída do Reino Unido da União Europeia

No âmbito da Europa, o Reino Unido ocupa a segunda posição em relação ao desenvolvimento econômico, estando atrás apenas da Alemanha.

O Reino Unido é membro da União Europeia, maior e mais complexo bloco econômico do mundo, é também membro do Grupo dos Oito – G8, juntamente com Canadá, França, Alemanha, Itália, Japão, Rússia, Reino Unido e os Estados Unidos. Londres, capital do Reino Unido, é uma das cidades mais importantes do mundo, juntamente com Nova York e Tóquio, destacando-se como centro financeiro do mundo.

 

Referências

» VESENTINI, José William. Geografia: o mundo em transição. São Paulo: Ática, 2011.

Sobre o autor

Avatar
Mestre em Geografia e Graduada em Geografia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Especialista em Neuropedagogia pela Faculdade Alfa de Umuarama (FAU) e em Educação Profissional e Tecnológica (São Braz).