Significado da bandeira do Reino Unido

A bandeira do Reino Unido, também conhecido por Union Jack e Union Flag, mantém sua forma desde 1801 e é um resultado da sobreposição de várias bandeiras

A união política da Inglaterra, Irlanda do Norte, País de Gales e Escócia forma o que conhecemos como Reino Unido. Uma potência que possui um dos maiores poderes de influência econômica, cultural, militar e política no mundo inteiro.

Recentemente o Reino Unido enfrentou um “divórcio” com a União Europeia. Essa separação enfraqueceu um pouco a relação entre os países da potência, já que nem todos concordavam com essa desunião. Mas mesmo um pouco mais enfraquecida, ela permanece sendo um importante influenciador mundial, em vários aspectos.

A bandeira do Reino Unido

A bandeira nacional do Reino Unido, também conhecido por Union Jack e Union Flag, mantém sua forma desde 1801. Ela é um resultado da sobreposição da cruz vermelha sobre fundo branco, conhecido como Cruz de São Jorge (da bandeira inglesa), a cruz branca de Santo André sobre um fundo azul (escocesa) e a cruz vermelha de Santo André em um fundo branco, o chamado Cruz de São Patrício (irlandesa).

significado-da-bandeira-do-reino-unido

Foto: Pixabay

O País de Gales não é lembrado na bandeira com seu clássico dragão, porque em 1282 o rei da Inglaterra anexou o território galês ao inglês. Sendo assim, se supõe que o país já esteja representado dentro da britânica.

A Union Jack foi usada pela primeira vez em 1701, resultado da união entre as coroas da Inglaterra com a Escócia. A sua forma original era representada apenas pela união da bandeira desses dois países.

Foi quando em 1801 que a Grã-Bretanha se uniu com a Irlanda e, consequentemente, a cruz de São Patrício foi adicionada à bandeira do Reino Unido, que, até então, contava apenas com as de São Jorge e Santo André.

Mesmo em 1922, quando a Irlanda se tornou um país reconhecidamente por sua independência, a bandeira permaneceu inalterada. Apesar do Reino Unido ter tido que mudar seu nome oficial para o atual.