Significado da bandeira do Turquemenistão

O Turquemenistão ou Turcomenistão fica na Ásia central em uma região de deserto. Ele possui mais de cinco milhões de habitantes que ocupam uma área de 490 mil km². A capital do país é Ashgabat.

A bandeira do Turcomenistão é verde com uma faixa vertical estampada, com dois ramos de oliveira amarelos e uma lua crescente com cinco estrelas brancas.

A estampa remete à principal arte da região: os tapetes, que são produzidos há mais de dois mil anos. A lua significa a fé do povo e as estrelas fazem alusão a cinco territórios do Turquemenistão: Mary, Lebap, Dasoguz, Balkan e Ahal.

Significado da bandeira do Turquemenistão

Foto: Pixabay

Conheça o Turquemenistão

O país é um dos mais fechados do mundo. Seu território faz fronteira com o Afeganistão, Cazaquistão, Irã, Uzbequistão e com o mar Cáspio. O deserto do Karakum toma grande parte do país, por isso, o clima da região é bem quente no verão e rigorosamente frio no inverno.

A população é formada em sua maioria pela etnia turcomenos, mas também há russos, ezbeques e cazaques. A religião predominante é o Islã e o idioma é o turco.

Os moradores sobrevivem principalmente do cultivo de algodão e cereais e da criação de ovelhas. É delas que vem a maior arte do povo do Turcomenistão: a produção de tapetes. O setor industrial também produz peças e emprega mais de 10 mil pessoas nesse ramo.

Entretanto é a produção de gás e petróleo que movimenta a economia do país, que já passou pelas mãos do Irã, na Antiguidade. Depois os turcomenos chegaram na região em 1100 e foram eles que lutaram pelas terras até o século 19. Em 1881, a Rússia conquistou a região até 1925, quando o país passou a integrar a União Soviética. Somente em 1991, o Turquemenistão conquistou a sua independência.

O país não recebe muitos turistas devido ao rigor com que trata os visitantes e até os moradores, que são extremamente reprimidos. Para se ter uma ideia é proibido tirar fotos dos prédios do governo, sendo que esses são construídos somente com o intuito de mostrar a força e o poder do Estado.

Sobre o autor

Jornalista formada pela Universidade Federal da Paraíba com especialização em Comunicação Empresarial. Passagens pelas redações da BandNews e BandSports, TV Jornal e assessoria de imprensa de órgãos públicos.