Significado da bandeira do Uzbequistão

O Uzbequistão é um país que fica na Ásia central. São quase 31 mil habitantes distribuídos em uma área de 447 mil km². Sua capital é Tashkent e seu território faz fronteira com Turcomenistão, Afeganistão, Tadjiquistão, Quirguistão e Cazaquistão.

A bandeira do Uzbequistão existe desde 1991, quando o país tornou-se independente da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS). Ela possui três faixas horizontais nas seguintes cores: azul, branca e verde. Elas são divididas por listras vermelhas bem finas. No canto superior do lado esquerdo fica uma lua crescente com 12 estrelas ao seu lado.

Esse zodíaco representa a religião do país que é majoritariamente muçulmana. Há quem diga que esse símbolo também faz alusão ao grupo étnico turco. Já as 12 estrelas, fazem menção aos doze meses da independência.

Significado da bandeira do Uzbequistão

Foto: depositphotos

As cores teriam os seguintes significados: o azul lembra a bandeira de Tamerlão (que já dominou um país em séculos passos), o branco seria referente à paz, e o verde é a cor da religião predominante no Uzbequistão, o islã.

Conheça o Uzbequistão

O Uzbequistão é habitado por uzbeques, russos, tadjiques e cazaques, povos que vivem na zona rural do país. Essa zona por sua vez é desértica ou composta por estepes secas. Sua fauna possui javalis, ursos, lobos, cabras entre outros animais típicos dessa região do globo.

O destaque do país está na sua produção de algodão. Ele é o maior produtor do mundo. Além disso, a economia do Uzbequistão sobrevive de trigo, uvas, legumes, gabo bovino, cabras e ovelhas. Outra atividade desempenhada no país é a exploração de petróleo, gás natural, ouro e cobre.

História do Uzbequistão

Esse pequeno país da Ásia Central sofre bastante com problemas sociais e econômicos. E não é de hoje. Esse território já foi bastante cobiçado quando pertencia a Rota da Seda.

Ele passou por alguns domínios até que os uzbeques (povo que forma hoje a maioria do país) chegaram à região por volta de 1500. No século XIX essa hegemonia foi rompida pelos russos que fez da área mais um de suas repúblicas.

Depois de muitos conflitos, o Uzbequistão conquistou a sua independência na década de 90. Um ano depois, o novo país já abandonava a antiga bandeira que a representava. Ela tinha o fundo vermelho, com uma listra horizontal azul no centro e no canto superior esquerdo uma foice e uma estrela, que representava todas as nações que faziam parte da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas.

Sobre o autor

Jornalista formada pela Universidade Federal da Paraíba com especialização em Comunicação Empresarial. Passagens pelas redações da BandNews e BandSports, TV Jornal e assessoria de imprensa de órgãos públicos.