Significado da bandeira dos Emirados Árabes Unidos

O país Emirados Árabes Unidos é composto pela união de monarquias árabes que são semelhantes a principiados, porém chamados de emirados, por isso o nome desta nação. As cidades que fazem parte deste país são: Abu Dhabi, Dubai, Sharjah, Ajman, Umm al-Quwain, Ras al-Khaimah e Fujairah. Porém, a independência destas regiões só surgiu em 2 de dezembro de 1971, desvinculando-se do Reino Unido.

Desde então, o EAU como é chamado de forma a, mantém uma bandeira que unifica todos os emirados da sua região. As cores que compõem o estandarte se referem as características históricas de toda a sua extensão, bem como os aspectos geográficos do país.

Significados da bandeira do EAU

O estandarte de proporção 1:2, que representa internacionalmente a nacionalidade dos Emirados Árabes Unidos, possui cores Pan-Árabes. São exatamente quatro cores, distribuídas em listras, sendo uma na vertical e as demais na horizontal. Isto é, no canto esquerdo da bandeira tem-se uma listra vertical de cor vermelha. As cores verde, branca e preta compõem o símbolo em faixas de tamanho iguais e niveladas.

Significado da bandeira dos Emirados Árabes Unidos

Foto: depositphotos

Cada cor representa um aspecto do país e de seu povo. Desta forma, os historiadores correspondem da seguinte maneira: vermelho é a representação de unidade; verde simboliza a fertilidade; branco corresponde a neutralidade do povo; e preto refere-se as riquezas de petróleo que podem ser encontradas dentro das fronteiras dos emirados.

Outras bandeiras dos Emirados Árabes Unidos

Esta mesma bandeira nacional pode ser utilizada de dois diferentes modos, dependendo de quem está usando e para qual finalidade. Por exemplo, a bandeira presidencial dos emirados é composta pelo estandarte acrescido do brasão de armas, neste caso representado por uma águia de asas abertas e com um círculo no peito carregando as mesmas cores do símbolo oficial.

Já quando a bandeira é utilizada pelos navios mercantis, esta pode ser colocada no canto superior direito de uma bandeira vermelha. Esta é conhecida por bandeira civil alternativa, mas é pouco usada.

Sobre o autor

Avatar
Jornalista (MTB-PE: 6750), formada em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo, pela UniFavip-DeVry, escreve artigos para os mais diversos veículos. Produz um conteúdo original, é atualizada com as noções de SEO e tem versatilidade na produção dos textos.