Significado da bandeira dos Países Baixos

Conhecida pelas cores vermelho, branco e azul, a bandeira dos Países Baixos, ou Holanda, foi adotada através de Decreto Real no dia 19 de fevereiro do ano de 1937. Apesar de relativamente simples, se comparada com bandeiras de outros países, o pavilhão carrega uma série de significados.

A bandeira é conhecida como um dos símbolos máximos da Holanda. Ela é considerada a bandeira tricolor mais antiga do mundo ainda em uso. Porém, essa representação não foi a única a figurar na história da Holanda, sobretudo na época da Idade Média. Uma das mais lembradas foi a chamada “Bandeira do Príncipe”.

Essa representação foi adotada para homenagear o príncipe William I de Orange, que foi o responsável por liderar a luta pela independência da Holanda contra a Espanha. Essa passagem aconteceu em meados do século XVI. Assim como a atual bandeira, a representação da época também era formada por três: laranja, branco e azul.

A bandeira da Holanda e seus significados

Significado da bandeira dos Países Baixos

Foto: depositphotos

Foi no século XVII que a bandeira dos Países Baixos deixou de carregar a cor laranja para ser substituída pela vermelha. De acordo com alguns historiadores isso aconteceu pelo fato de, com o passar do tempo, a cor laranja perder um pouco da sua entonação e se assemelhar ao vermelho. Para que isso não causasse confusão, a mudança foi sugerida.

As cores da bandeira da Holanda foram pensadas com o intuito de fazer uma homenagem ao príncipe William I de Orange. O monarca também ficou conhecido como “William, o silencioso”. Assim, as três cores, vermelho, branco e azul são baseadas nas cores heráldicas do brasão da nobre família de Orange-Nassau.

Dada a importância do pavilhão, outros países também foram influenciados, a exemplo da Rússia.

Curiosidade sobre a bandeira dos Países Baixos

Se você é uma pessoa bem observadora, deve ter percebido que existe uma pequena diferença entre as bandeiras da França e Croácia, se comparadas à bandeira da Holanda. Na primeira, as cores são iguais, o que muda é a posição vertical das faixas. Já na segunda, a sequência de cores e as próprias cores são as mesmas, o que difere é a existência de um brasão no centro do pavilhão.

Sobre os Países Baixos

Países Baixos, conhecido também por Holanda, é uma nação localizada na Europa ocidental. O país é uma monarquia constitucional parlamentar democrática banhada pelo mar do Norte a norte e a oeste, que faz fronteira com a Bélgica a sul e com a Alemanha a leste. A capital é Amsterdã.

Geograficamente, os Países Baixos são um país de baixa altitude, com cerca de 27% de sua área e 60% de sua população situados abaixo do nível do mar. Os Países Baixos estão divididos em 12 regiões administrativas, também chamadas províncias; cada uma tem à sua frente um governador, que é chamado “Comissário do Rei”.

Os Países Baixos têm uma economia muito forte, baseada no transporte, na pesca, no comércio e nos bancos. O país é umas das dez maiores nações exportadoras. Eles são detentores da 16ª maior economia do mundo e do sétimo maior PIB (nominal) per capita. A localização dos Países Baixos facilita o acesso aos grandes mercados do Reino Unido e da Alemanha, sendo o porto de Roterdã o maior porto da Europa.

Sobre o autor

Formado em Jornalismo pela UniFavip | Wyden. Já trabalhou como repórter e editor de conteúdo em um site de notícias de Caruaru e em três revistas da região. No Jornal Extra de Pernambuco e Vanguarda de Caruaru exerceu a função de repórter nas editorias de Economia, Cidades, Cultura, Regional e Política. Hoje é assessor de imprensa do Shopping Difusora de Caruaru-PE, Seja Digital (entidade responsável pelo desligamento do sinal analógico no Brasil), editor da revista Total (com circulação em Pernambuco) e redator web do Estudo Prático.