Significado da bandeira do Egito

Na região Nordeste da África, área predominantemente desértica, fica localizada a República Árabe do Egito, ou simplesmente Egito como o país é mundialmente conhecido. Esta nação é famosa por vários aspectos e ícones que constituem a história de sua formação como o rio Nilo, as pirâmides, o processo de mumificação, a Rainha Cleópatra etc.

Entre tantas características marcantes há ainda a bandeira do Egito que foi aprovada no dia 4 de outubro de 1984. Todas as cores e os elementos que a constituem estão interligados com a historicidade do país, levando em consideração os egípcios, suas lutas, conquistas e alguns dos faraós mais importantes para a construção desta nação.

Significados dos elementos da bandeira do Egito

Com uma proporção 2:3, a bandeira do Egito é formada por três listras horizontais de tamanho igual. A primeira delas é o vermelho, que para a sociedade egípcia representa toda a história do país.

Significado da bandeira do Egito

Foto: depositphotos

Em seguida, no meio do estandarte, tem-se a cor branca representando a Revolução Egípcia de 1952, evento este que culminou na proclamação da república. Por fim, há a cor preta simbolizando o fim do colonialismo britânico e duas figuras importantes na história do país, os faraós Tutankamon e Menés.

Além das três cores oficiais da bandeira egípcia, outro elemento constitui este estandarte, isto é, uma águia dourada. Instalada no centro da faixa branca, este símbolo representa a Águia de Saladino e o ouro. Este mesmo símbolo carrega nas patas a mensagem “República Árabe do Egito”, escrita em árabe.

Versão não oficial dos significados

Alguns historiadores afirmam que os significados das cores da bandeira do Egito podem ter outras versões, além da citada anteriormente que é a oficial. Entre os possíveis significados estão:

  • Vermelho: Deserto Egípcio;
  • Branco: A cor dos faraós;
  • Preto: Solo fértil do Vale do Nilo e as pessoas.

 

Sobre o autor

Jornalista (MTB-PE: 6750), formada em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo, pela UniFavip-DeVry, escreve artigos para os mais diversos veículos. Produz um conteúdo original, é atualizada com as noções de SEO e tem versatilidade na produção dos textos.