Significado da bandeira do Palau

Por meio de cores e símbolos estampados nas bandeiras, os países do mundo inteiro contam um pouco da sua história. Acontecimentos que estão relacionados a luta e conquistas, ou então para representar as riquezas e belezas naturais, o importante é que muita gente tem curiosidade sobre a simbologia das bandeiras.

Com a República do Palau, ou simplesmente Palau, não é diferente. Esse pequeno país insular está localizado na Micronésia, no Oceano Pacífico, entre os mares das Filipinas a oeste, Indonésia e Papua-Nova Guiné a sul e Estados Federados da Micronésia a leste.

A bandeira é formada por um fundo azul celeste com um círculo dourado não centralizado. O pavilhão foi adotado, oficialmente, como representação no país no dia primeiro de janeiro de 1982, quando o arquipélago se separou do Protectorado das Ilhas do Pacífico das Nações Unidas.

Significado da bandeira do Palau

Foto: depositphotos

Significado dos símbolos e cores

Apesar de simples, a bandeira de Palau possui significados que contam um pouco sobre o país. O vasto fundo azul celeste, que serve como fundo da bandeira faz uma menção ao Oceano Pacífico. Essa representação é comum de ser percebida em outros países que estão localizados na mesma região.

Disposto de forma não centralizada está um grande círculo dourado. Essa figura é similar às das bandeiras do Bangladesh e também da japonesa, mas no caso de Palau a ideia que ela passa é de representação da lua, ao invés do sol, como acontece nos países citados. Ele também faz menção ao lugar que Palau ocupa dentro do oceano.

A bandeira também carrega um significado de soberania e liberdade, conquistados através dos anos, já que Palau foi estabelecido originalmente cerca de 3.000 anos atrás por migrantes das Filipinas, tendo sofrido uma povoação de negritos até cerca de 900 anos atrás.

Palau na história

Inicialmente, as ilhas onde hoje é compreendido o território de Palau, foram visitadas pelos europeus no século XVIII. No ano de 1885 elas se tornaram parte do Império espanhol na Ásia e Oceania. Com a derrota da Espanha na Guerra Hispano-Americana, em 1898, as ilhas foram vendidas à Alemanha Imperial, administradas como parte da Nova Guiné Alemã.

A Marinha Imperial Japonesa conquistou Palau durante a Primeira Guerra Mundial, e as ilhas foram feitas mais tarde uma parte do Mandato do Pacífico Sul pela Liga das Nações. Junto com outras ilhas do Pacífico, Palau foi posta sob alçada do governo dos Estados Unidos, através do Protetorado das Ilhas do Pacífico, em 1947.

O país votou contra a formação de um único estado com os Estados Federados da Micronésia, em 1979, ganhando soberania plena em 1994 sob um Tratado de Livre Associação com os Estados Unidos.

Características de Palau

Palau possui algumas peculiaridades. Sua cultura é uma verdade mistura de muitas outras. Por lá podem ser identificadas influências japonesas, da Micronésia e da Melanésia. A maioria dos habitantes são micronésios, melanésios e austronésios, com grupos significativos de descendentes de colonos japoneses e filipinos.

Politicamente, Palau é uma República Presidencial em livre associação com os Estados Unidos. O poder legislativo é concentrado no bicameral Congresso Nacional do Palau. Já em relação à economia do país, ela é baseada principalmente no turismo, agricultura de subsistência e pesca.

Sobre o autor

Formado em Jornalismo pela UniFavip | Wyden. Já trabalhou como repórter e editor de conteúdo em um site de notícias de Caruaru e em três revistas da região. No Jornal Extra de Pernambuco e Vanguarda de Caruaru exerceu a função de repórter nas editorias de Economia, Cidades, Cultura, Regional e Política. Hoje é assessor de imprensa do Shopping Difusora de Caruaru-PE, Seja Digital (entidade responsável pelo desligamento do sinal analógico no Brasil), editor da revista Total (com circulação em Pernambuco) e redator web do Estudo Prático.