Significado de tbt – O que é e definição

Esse termo foi criado recentemente na rede social Twitter e logo se espalhou

Você sabe o significado de #tbt? Todos os dias aparecem novos termos e expressões que são compartilhados na internet. Essa velocidade na criação de novas coisas pode deixar até os amantes de tecnologia confusos as vezes, principalmente em relação as famosas hashtags. E em especial podemos citar a #tbt. 

A sigla é usada frequentemente em todas as redes sociais e pode deixar muita gente confusa a respeito do seu significado. Mas fica tranquilo que vamos te explicar tudo sobre essa hashtag e ainda ensinar como usar da maneira certa.

A sigla tbt é usada para representar a palavra throwback thursday, que significa algo como “quinta-feira do retorno” ou até mesmo regresso. Essa sigla é compartilhada na forma de hashtag, que é quando se usa o popular jogo da velha antes das palavras. Ela serve para representar uma foto ou lugar que você sente saudades e geralmente é postada nas quintas-feiras.

O que é #tbt?

O #tbt ou hashtag tbt é um termo usado em diversas redes sociais quando se quer postar fotos de lugares, pessoas ou situações das quais você tem saudades. Essa tralha ou jogo da velha é usada como uma palavra-chave para facilitar as buscas de conteúdo pelo mesmo tema.

Sendo assim, quando antecedida desses símbolo a palavra se transforma em um link que direciona o usuário para conteúdos relacionados. Dessa maneira, o conteúdo é direcionado para uma página em comum e pode ser vista por qualquer usuário que pesquisar pela palavra.

Homem segurando placa com a inscrição throwback thursday

Tbt é uma sigla para throwback thursday (Foto: depositphotos)

Tbt é uma sigla para throwback thursday, que são palavras na língua inglesa. As imagens publicadas com essa hashtag podem ser de situações vividas durante a infância ou de alguns anos atrás, mas sempre devem ser fotos antigas. De outra forma a brincadeira não faz sentido.

A palavra-chave foi criada como uma brincadeira entre usuários do microblog twitter em 2012  e rapidamente se espalhou por outras redes sociais. Sendo então usada por milhares de usuários de todo o mundo, que muitas vezes não sabem sobre a brincadeira.

Veja tambémSelfie: origem e significado

A quinta-feira foi um dia escolhido aleatoriamente pelos usuários da plataforma e serve apenas para dar nome a brincadeira. Não sendo nenhum dia específico e especial para a criação da palavra-chave.

Só para exemplificar o tamanho que a tag conseguiu no Instagram, maior rede social de compartilhamento de fotos, a procura por ela revela mais de 430 milhões de publicações. Isso sem contar as variações da palavra-chave e outras redes como o twitter, o Facebook e até mesmo o WhatsApp com as suas funções de histórias.

Quando usar a hashtag?

O tbt significa literalmente quinta-feira do retorno, por isso deve ser usada sempre às quintas-feiras. Fora isso, é necessário sempre adicionar a tralha ou jogo da velha antes da sigla, que isso serve para adicioná-la em um banco de dados de pesquisa do tema.

Outra coisa que pouca gente sabe é que existiam algumas regras na criação da hashtag. Em primeiro lugar é que a brincadeira deveria ser feita sempre às quintas-feiras. Em segundo lugar, não se podia postar fotos que tivessem menos de cinco anos. Ou seja, nada de postar fotos das férias passadas para relembrar.

Contudo, isso foi se perdendo com o uso, mas o significado dela permaneceu. Sendo assim, você pode postar usando nessa hashtag qualquer foto antiga que tiver e gostou. Mesmo que nunca tenha postado a foto em nenhuma rede social antes, contanto que ela não seja recente.

Por último, a ideia era que a expressão fosse uma brincadeira e não devia ser usada várias vezes. Isso iria acabar cansando os usuários e fazendo com que ela perdesse a sua relevância. Por isso, o indicado era usar a hashtag no mínimo a cada duas semanas. Assim, era possível mostrar fotos recentes também.

Seguindo essas dicas não tem erro para o uso do tbt. Então pode se jogar e relembrar aquelas fotos antigas que você mais gostou.

Veja tambémQual o significado de ‘P.S.’ Use corretamente

Arte com termo #tbt em várias fontes

As pessoas publicando fotos de momentos do passado que sentem saudade e colocando TBT na legenda (Foto: depositphotos)

Variações de tbt

Do mesmo modo que foi criada a hashtag tbt, foi criada também a hashtag fbf ou #fbf. A função é a mesma, porém essas letras são usadas para representar Flashback Friday. Essa é uma expressão em inglês que significa sexta-feira do flashback. Essa palavra é muito vista em filmes e séries e é usada para mostrar que algum personagem está relembrando o passado ou que a cena se passa no passado. Por isso é usado quando se quer repostar alguma foto antiga. 

Como se pode imaginar, essa palavra-chave foi criada pelos atrasados da quinta-feira do retorno. Já que possui o mesmo sentido, mas as fotos antigas devem ser postadas nas redes sociais as sextas-feiras. De qualquer forma, também se tornou bem famosa nas plataformas de compartilhamento de fotos e o modo de uso é semelhante ao da tbt. 

Veja também: Significado da palavra bug

Sobre o autor

Avatar
Jornalista (MTB-PE: 6770) com formação completa no curso de Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo (UniFavip-DeVry). Experiência prática de dois anos em produção jornalística para TV e rádio.