Solstício de verão, marco da estação mais quente do ano

O mundo está dividido em dois grandes hemisférios, o Hemisfério Norte e o Hemisfério Sul. No primeiro podem ser encontrados países, como: Canadá, Estados Unidos e os da Europa.

Enquanto que na segunda metade, podem ser encontrados países como Brasil, Argentina, África do Sul, Austrália etc. Todas estas últimas nações estão localizadas entre a linha do Equador e o Polo Sul da Terra.

Levando em consideração esta divisão natural do Planeta e sabendo que existem vários movimentos feitos pela Terra e pelo sistema solar, pode-se afirmar que os eventos que ocorrem são diferentes em cada região. Um bom exemplo é a divisão das estações do ano, pois enquanto no Hemisfério Norte é inverno, no Hemisfério Sul é verão e vice-versa.

Solstício de verão, marco da estação mais quente do ano

Foto: depositphotos

Assim, enquanto um passa pelo solstício de inverno, o outro passa pela solstício de verão. Mas, você sabe o que isso realmente significa? Apesar das estações serem assuntos bem comuns no cotidiano e até mesmo na escola, poucos sabem o que este momento quer dizer. Por isso que o Estudo Prático explica o que estas expressões representam.

O que é solstício de verão?

Quando a Terra fica à uma inclinação de, aproximadamente, 23,5º na direção do Sol, dizemos que é o momento de solstício de verão. É exatamente nesta fase que inicia-se a estação do ano mais quente, o verão. Enquanto isso, do outro lado do Planeta ocorre o solstício de inverno, dando início a época mais fria do ano.

Este evento ocorre, geralmente, entre os dias 20 e 21 de dezembro, no Hemisfério Sul, e no dia 21 de junho no Hemisfério Norte. A partir de então começa o verão, estação que vai até o dia 20 ou 21 de março no Sul e 23 de setembro no Norte. Nesta perspectiva, é importante ressaltar que o solstício de verão não acompanha todos os dias da estação mais quente do ano, ele é apenas um momento que dá início a um período que se alonga por três meses.

Solstício é uma palavra que vem do latim e significa “sol parado” ou em uma tradução mais livre “ponto onde a trajetória do sol aparenta não se deslocar”.

A diferença nos dias e nas noites

Quando ocorre o solstício de verão, há uma grande diferença no dia a dia do Hemisfério em questão. Os dias costumam ser mais longos e mais quentes, devido a aproximação do sol, deixando a região mais clara devido a maior incidência dos raios solares. Já as noites, por sua vez, passam a ser mais curtas, clareando logo cedo da madrugada. Por esta razão, o horário de verão é feito nesta época, tendo em vista que há a possibilidade de aproveitar melhor a luz natural que se estende ao longo do dia.

Sobre o autor

Jornalista (MTB-PE: 6750), formada em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo, pela UniFavip-DeVry, escreve artigos para os mais diversos veículos. Produz um conteúdo original, é atualizada com as noções de SEO e tem versatilidade na produção dos textos.