Tabela de números romanos de 1 a 1000

Os números romanos, como o próprio nome já diz, foram inventados pelos romanos. Esse povo dominou grande parte do território que hoje chamamos de Europa, Ásia e África, entre os anos de 27 a.C. até 1.453 d.C. Neste artigo, você verá uma tabela completa com os números romanos de 1 até 1000.

Para aprender como se escreve 100 em algarismo romano é só consultar essa tabela, assim como os demais números. Apesar de já caírem em desuso para operações simples de soma ou subtração, esses números romanos ainda são bastante utilizados em referência a séculos passados. Confira mais detalhes agora.

Para que servem os números romanos?

Foram mais de mil anos de dominação romana. Para você ter uma ideia do poderio desse povo, ele saiu conquistando diversos outros povos que acabaram servindo ao mesmo imperador. Com isso, os romanos eram ricos e tinha que lidar com muitos negócios, impostos e precisavam estabelecer alguns critérios para controlar suas fortunas.

Foi aí que nasceu a necessidade de criar números mais simples do que os sinais que existiam à época. Dessa forma, surgiram os primeiros algarismos que representavam 1, 5, 10, 50, 100, 500 e 1000 e eram escritos assim: I, V, X, L, C, D e M.

A tabela de números romanos foi criada devido a necessidade de contabilizar impostos e fortunas

Criada há milhares de anos, essa tabela ainda hoje é estudada no mundo inteiro (Foto: depositphotos)

Ou seja, os números romanos serviam sobretudo para calcular impostos, contar fortunas e dividir bens.

Com o passar do tempo, eles foram aperfeiçoando esses numerais para poder fazer contas mais complexas, como divisão e multiplicação. O resultado é uma tabela extensa que ainda hoje é estudada no mundo inteiro.

Até quando os números romanos forão usados?

Oficialmente, os números romanos foram substituídos pelos algarismos arábicos, conforme conhecemos hoje: 1, 2, 3, 4 etc por volta do ano 600 d.C. Esses últimos foram desenvolvidos na Índia e, posteriormente, adotados pelo mundo inteiro.

Veja também: A origem dos algarismos e números

Atualmente, os números romanos servem principalmente para estudar e descobrir como se comportavam e pensavam as antigas civilizações. Ainda hoje, os séculos são representados por esses algarismos. Por isso é importante que você aprenda.

Veja uma tabela com os números romanos de 1 a 1000. Bom estudo!

Tabela com números romanos de um a mil

Clique na imagem para visualizar em tamanho real.

Tabela de algarismos romanos de 1 a 1000

Tabela de algarismos romanos

Sobre o autor

Avatar
Jornalista formada pela Universidade Federal da Paraíba com especialização em Comunicação Empresarial. Passagens pelas redações da BandNews e BandSports, TV Jornal e assessoria de imprensa de órgãos públicos.