Taj Mahal: história e 5 curiosidades que cercam este monumento

Nesse artigo você vai saber tudo sobre a história do Taj Mahal, seu significado e as diversas curiosidades que cerca esse grandioso monumento. Confira a seguir!

O Taj Mahal é uma grandiosa construção localizada na Índia, mais especificamente em Angra, uma cidade indiana nas margens do Rio Yamuna. Essa construção é, na realidade, um antigo mausoléu, que se transformou em um dos pontos turísticos mais conhecidos do mundo todo.

Imagem do monumento Taj Mahal

(Foto: depositphotos)

Os mausoléus são formas de construções que historicamente serviram como túmulos para pessoas influentes em alguns momentos históricos, geralmente grandes lideranças. A construção recebeu várias homenagens, como “Patrimônio da Humanidade” pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura – UNESCO e uma das “Novas Sete Maravilhas do Mundo”.

História e Significado do Taj Mahal

O Taj Mahal, além de uma construção de grandes dimensões e beleza arquitetônica, possui também um simbolismo muito forte. Ele foi construído em homenagem a Aryumand Banu Begam, uma das esposas do imperador mongol Shah Jahan, a qual passou a se chamar Mumtaz Mahal após o casamento.

Após o casamento com o imperador, eles tiveram vários filhos, sendo que na gestação do 14º filho a esposa do imperador acabou por falecer. Consternado pelo acontecimento, o imperador entrou em um processo de grande tristeza, e como forma de reverenciar a memória de sua esposa falecida, ele mandou construir sobre seu túmulo um grandioso palácio, o qual ficou conhecido como “Taj Mahal”.

Monumento Taj Mahal

O Taj Mahal fica situado na Índia, as margens do Rio Yamuna (Foto: depositphotos)

Por conta disso, o Taj Mahal é considerado como a maior prova de amor do mundo, porque guarda memórias dos acontecimentos de uma antiga história amorosa.

A construção do Taj Mahal

Quando o Taj Mahal foi construído, entre os anos de 1631 e 1648, não existiam as tecnologias que se tem hoje na área da construção. Por isso, foram utilizados recursos humanos em grande quantidade. Estima-se que cerca de 20.000 homens trabalharam nas obras do mausoléu, constituindo a mesquita, a casa de hóspedes e a entrada principal ao sul, enquanto o pátio externo e seus claustros foram adicionados posteriormente.

Ao todo, o Taj Mahal conta com uma extensão de cerca de quase 17 hectares. Para a realização da obra, foram necessários profissionais das áreas de pedreiros, lapidários, entalhadores, escultores, pintores, calígrafos, construtores de cúpulas e outros artesãos.

Muitos trabalhadores vieram de outras partes do continente asiático, tendo-se em vista o tamanho da obra que estava sendo levantada. Basicamente, a construção é formada por um prédio de mármore branco, o qual é enfeitado com cerca de 28 diferentes tipos de pedras semipreciosas.

As quatro faces do Taj Mahal apresentam exatamente a mesma arquitetura, e existem várias inscrições do Alcorão (livro sagrado do Islamismo) nos muros e paredes da obra. Por ser construído em mármore branco, o Taj Mahal vai mudando suas cores ao longo do dia, conforme a intensidade e direção da radiação solar, formando belas paisagens.

Veja tambémEconomia da Índia – Veja os aspectos de seu crescimento

As partes que formam o Taj Mahal são: Portal de acesso, as Tumbas secundárias, os Pátios, o Pátio (esplanada) de acesso principal, o Darwaza ou forte de acesso, o Jabaz, a Mesquita, o Mausoléu e os Minaretes. Todos estes itens são plenamente simétricos, exceto os túmulos da esposa do imperador e do próprio imperador. As influências arquitetônicas da construção são advindas do Islã, bem como da Pérsia, da própria Índia e ainda da arquitetura mongol antiga, origem do imperador.

5 curiosidades sobre o Taj Mahal

Vista próxima do Taj Mahal

(Foto: depositphotos)

  1. Além de seres humanos, foi utilizada ainda força de animais na construção do Taj Mahal, como é o caso dos elefantes.
  2. Com o término das obras do Taj Mahal, o imperador, com medo de que obras parecidas com esta fossem construídas, mandou que os artesãos que trabalharam no mausoléu, tivessem suas mãos cortadas (alguns acreditam que seja uma lenda).
  3. Conta-se que após a morte de sua esposa, o imperador foi acometido por graves transtornos psicológicos, e a história detalha eventos horríveis relacionados a conduta dele.
  4. O Taj Mahal é um dos locais mais visitados do mundo, e principal ponto turístico da Índia. Recentemente foram reforçadas discussões sobre a necessidade de reformar a construção, já que ela estaria com vários problemas por conta do tempo, especialmente sujeira ocasionada pelos insetos, já que as paredes são de mármore branco. Com isso, a Índia tem limitado o acesso ao monumento, com a finalidade de preservar seu mais importante local turístico.
  5. O imperador também possui seu túmulo dentro do mausoléu, no entanto, por uma questão cultural, o dele tem dimensões maiores do que o da esposa falecida.

Dicas para viajantes

As principais dicas para quem quer visitar o Taj Mahal são chegar cedo, porque mesmo com as limitações de tempo para visitação, todos os dias muitas pessoas querem conhecer o monumento. Além disso, ao chegar cedo, pode-se ter a visão dos primeiros raios de sol iluminando o local, o que forma lindas paisagens.

Além disso, por ser um país com uma cultura mais conservadora, especialmente pela presença da religião islâmica, as vestimentas mais adequadas são aquelas mais moderadas, por uma questão de respeito cultural e ao local (embora não existam restrições claras sobre isso). Da mesma forma, por uma questão cultural, não se pode entrar com os calçados próprios no mausoléu, recebendo os visitantes uma espécie de calçado apropriado para entrar. As pessoas que já fizeram a viagem ao Taj Mahal garantem que o local é excepcional e que vale muito a pena conhecer.       

O palácio de Taj mahal

O Taj Mahal é considerado como a maior prova de amor do mundo (Foto: depositphotos)

Resumo

O Taj Mahal foi construído por um antigo imperador mongol, criado para homenagear a esposa falecida. É um mausoléu de grandes proporções e beleza arquitetônica, e que atrai muitos turistas anualmente. A história do Taj Mahal tem relação com o amor entre o imperador e a esposa, sendo considerado a maior prova de amor do mundo.

Milhares de homens estiveram envolvidos na construção da suntuosa obra, a qual hoje é o local mais visitado da Índia. São várias as curiosidades que envolvem a existência do Taj Mahal, e o significado da grande construção envolve um contexto e seus acontecimentos históricos.

Assim como outros monumentos antigos, o Taj Mahal depende de vários cuidados a mais em sua manutenção, como a limitação da quantidade de pessoas diariamente, intervenções para conservação de seus aspectos, reformas, dentre outros.

Foto matinal do Taj Mahal

(Foto: depositphotos)

Veja também: Significado da bandeira da Índia

Referências

» UNESCO – Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. Taj Mahal. Disponível em: <https://whc.unesco.org/en/list/252>. Acesso em: 15 de agosto de 2018.

Sobre o autor

Mestre em Geografia e Graduada em Geografia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Especialista em Neuropedagogia pela Faculdade Alfa de Umuarama (FAU) e em Educação Profissional e Tecnológica (São Braz).