Geografia

Turquia

A República da Turquia é um país que está localizado em dois continentes terrestres, o qual conta com importantes cidades históricas, como é o caso de Istambul, antiga Constantinopla.

A Turquia ficou bastante conhecida mundialmente por ser um dos países onde ocorreu a chamada “Primavera Árabe”, uma onda de protestos e revoltas populares contra os governos do mundo árabe, a qual teve início no ano de 2011.

É considerado o país que mais recebeu refugiados nos vários movimentos migratórios após a Segunda Guerra Mundial. A cultura da Turquia é bastante diferenciada, o que a torna um país com muitas coisas interessantes para se conhecer.

Características gerais da Turquia

A Turquia é um país que está localizado em dois continentes terrestres, sendo eles a Europa [1] e a Ásia. É, portanto, um país transcontinental euroasiático.

Mapa da Turquia

Exemplo de mapa político da Turquia (Foto: depositphotos)

O território da Turquia está na Península da Anatólia, em uma região do extremo Ocidente da Ásia, se estendendo pela Trácia Oriental, que está no Sudeste da Europa.

A extensão do território da Turquia é de 783.562 quilômetros quadrados, fazendo fronteira com a Bulgária, a Grécia, a Geórgia, a Armênia, o Azerbaijão, o Irã [2], o Iraque e a Síria.

Algumas das principais cidades da Turquia são Istambul, Ancara, Esmirna, Bursa, Adana, Konya, Gaziantep, Kayseri, Mersin e ainda Antalya, dentre várias outras. A cidade mais populosa da Turquia é Istambul, a qual é também a maior cidade do país.

Já a capital da Turquia é Ancara, a qual é a segunda maior cidade do país, atrás apenas de Istambul. Ancara tem uma população de mais de cinco milhões de habitantes, e é a capital da Turquia desde 1923, escolhida por sua posição estratégica, bem ao centro, no “coração” da Turquia.

Quantos Estados tem a Turquia?

O território da Turquia é dividido em regiões, sendo elas: Região do Egeu, Região do Mar Negro, Região da Anatólia Central, Região da Anatólia Oriental, Região de Mármara, Região do Mediterrâneo e ainda Região do Sudeste da Anatólia.

Há ainda outra divisão em territórios menores, que são as chamadas províncias, as quais somam 81 unidades. Várias províncias foram extintas ao longo da história do país, e outras criadas posteriormente.

Bandeira

A bandeira da Turquia [3] foi adotada em 1936, e possui como características um fundo em cor vermelha, apresentando sobre este um símbolo clássico do Império Otomano, formado pela Lua crescente e a estrela. Esse símbolo é bastante conhecido porque foi apropriado pelo Islã, ficando famoso por representar a religião.

Bandeira da Turquia

Esse modelo de bandeira foi adotado em 1936 (Foto: depositphotos)

Características sociais

O país tem uma população com mais de 79 milhões de habitantes, sendo que as cidades mais populosas são Istambul (maior cidade) e Ancara (capital).

Quando o assunto é a religião predominante, o Islamismo prevalece no país, sendo que praticamente 98% da população segue esta religião. Em uma proporção muito pequena, existe o Judaísmo e outras comunidades cristãs.

Dentre os países islâmicos, apenas a Turquia possui na sua constituição o laicismo – ou seja, a livre escolha se seguir uma religião ou não.

A língua oficial da Turquia é o idioma turco, o qual é uma língua materna falada por mais de 70 milhões de pessoas em todo o mundo. O alfabeto turco é uma variante do alfabeto latino, e contém 29 letras.

Já a política do país é marcada por alguns confrontos. O atual presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdoğan, está no poder desde o ano de 2014, mas ocupou também o cargo de Primeiro-ministro do país entre os anos de 2003 e 2014.

Considerado como um islamista e democrata conservador, sua eleição não agradou a todos, sofrendo uma tentativa de golpe no ano de 2016.

Turismo na Turquia

Existem muitas opções de turismo na Turquia, tanto para visitar os espaços mais históricos e culturais, quanto para conhecer as belezas naturais do país.

Alguns dos pontos turísticos mais famosos são a Basílica de Santa Sofia, a Mesquita do Sultão Amade, o Palácio Topkapi e Pamukkale, sendo este último um conjunto de piscinas naturais com águas termais formadas em calcários.

Piscinas térmicas com turistas

As piscinas térmicas de Pamukkale são atrativos turísticos da Turquia (Foto: depositphotos)

Além disso, Bazar Coberto, um dos maiores e mais antigos mercados do mundo, e Torre de Gálata são alguns dos outros lugares interessantes para se visitar.

Economia

O contexto econômico do país é bastante diversificado, abrangendo desde uma moderna produção até um setor agrícola mais tradicional. Recentemente está havendo uma intensificação do setor privado, com medidas ligadas a expansão do neoliberalismo.

A Turquia é país membro da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e também do G20 [4].

Características naturais do país

Relevo

A Turquia tem um território relativamente plano, já que está localizada no Planalto da Anatólia. Ao entorno deste planalto existem montanhas de formação recente, ainda pouco desgastadas pelos processos erosivos.

A mais alta montanha da Turquia é o Monte Ararate com 5.137 metros.

Clima

O clima da Turquia sofre variações de acordo com o local, com predominância para o Clima Mediterrâneo [5] (litoral e região Sul) e o Clima Temperado Continental (Norte).

Lembrando que por estar no Hemisfério Norte, as estações do ano são invertidas em relação ao Hemisfério Sul. Assim, quando no Brasil for verão, na Turquia será inverno.

Hidrografia

São importantes rios da Turquia o Sakarya, Kizil Irmak e o Yesil, todos deságuam no Mar Negro. O Rio Simav desemboca no Mar de Mármara, enquanto o Gediz e o Buyukmenderes caem no Mar Egeu. Já os rios Seyhan e Orontes deságuam no Mar Mediterrâneo.

Destacam-se também os rios Tigre e Eufrates, os quais deságuam no Golfo Pérsico. Nas margens dos rios Tigre e Eufrates surgiram importantes civilizações antigas, como os sumérios.

Vegetação

A vegetação da Turquia depende muito do local e do clima, sendo bastante variada. São comuns as árvores coníferas, as quais formam um bioma [6] chamado de Taiga, presentes nas áreas montanhosas ao Norte do território.

Na região litorânea, é comum a vegetação do tipo costeira, enquanto na porção do Mediterrâneo, a vegetação é a que leva o mesmo nome. Estão presentes ainda áreas com vegetação de estepes e semidesértica, nas áreas mais áridas do território.

Referências
VIDA religiosa. “Centro Cultural Brasil Turquia“. Disponível em: http://www.brasilturquia.com.br/vida-religiosa-320.html. Acesso em 17 abr. 2019.

VESENTINI, José William. “Geografia: o mundo em transição“. São Paulo: Ática, 2011.