Notícias

Univasf sedia I Congresso Nacional da Fotografia do Vale do São Francisco

Fortalecer a discussão da produção fotográfica contemporânea nas suas diversas vertentes é um dos objetivos do I Congresso Nacional da Fotografia do Vale do São Francisco, que será realizado de 15 a 17 de setembro. Com o tema “Olhares e Práticas”, o evento contará com palestras, workshops, mesas redondas e exposição. O congresso é organizado pelo Colegiado de Artes Visuais da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) e acontecerá no Ateliê de Artes da Universidade, no Campus Juazeiro (BA).

Todos os interessados no tema podem se inscrever, por meio de formulário online [1], disponível no site do congresso. Para os que desejam participar dos workshops, é importante fazer a inscrição antecipadamente para garantir a vaga. Em breve, serão disponibilizadas no site as informações sobre os materiais necessários para a participação de alguns workshops. No dia do evento, às 16h, haverá inscrições para a programação geral e oficinas com vagas remanescentes. As inscrições são gratuitas. Cada inscrito terá direito a participar de um workshop, além de todas as atividades do evento.

Serão aceitos trabalhos nas modalidades resumo simples ou trabalho completo, conforme as normas de submissão [2], disponíveis no site do evento. A inscrição dos trabalhos [3] será realizada até o dia 10 de setembro, exclusivamente, no site. O resultado está previsto para ser divulgado no dia 13 de setembro, aos autores dos trabalhos aceitos, através de e-mail.

Durante o congresso, será realizada uma exposição coletiva. Para participar, é necessário enviar três fotografias, tamanho 420 X 297 cm (A3) com resolução de 300dpi para o e-mail: [email protected]. O tema é livre. As fotos serão selecionadas por um conselho curatorial e serão impressas pelo congresso.

Univasf sedia I Congresso Nacional da Fotografia do Vale do São Francisco

Foto: Divulgação

No primeiro dia do evento, será realizada a recepção, a mesa de abertura e a palestra “Comunicação e Fotoetnografia”. Na ocasião, ainda será realizada a mesa-redonda “A fotografia de Euvaldo Macedo”. Durante todo o evento, serão ministrados os workshops “Ensaios Fotográficos com Pessoas”, “Bastidores da Fotografia de Família”, “Câmera Escura e Outras Experiências”, “Fotografia e poéticas contemporâneas” e a oficina de retratos “Desconstruindo Olhares para Construir Imagens”.

Ainda serão apresentadas as palestras “A obra de Nan Goldin sob uma perspectiva Apotropaica” e “Fotografia e Poesia”, além da mesa-redonda sobre fotografia de eventos esportivos. A programação completa e mais detalhada está disponível no site [4] do congresso. Todos os participantes terão direito a certificado.

Para o professor do Colegiado de Artes Visuais e um dos organizadores do evento, Euriclésio Sodré, o congresso também tem o objetivo de proporcionar à comunidade em geral o acesso à arte da fotografia. “O evento abre espaço para a valorização da fotografia na região e traz a população para conhecer de perto o trabalho dos profissionais e pesquisadores da área”, ressalta.

*Do Portal da Univasf
Com adaptações