Universidade de Harvard: onde fica, preço, como entrar e cursos

A universidade de Harvard é o mais famoso centro acadêmico norte-americano do mundo. Ela nasceu ainda em 1636 em Cambridge, Massachusetts, região metropolitana de Boston, e carrega consigo o status de ter formado algumas das mentes mais brilhantes do planeta.

Entre os estudantes famosos que passaram pelas bancas da universidade americana está o criador do Facebook Mark Zuckerberg; o ex-presidente Barack Obama, que cursou direito; Bill Gates, criador da Microsoft; Al Gore, ex-vice presidente dos Estados Unidos e ativista em defesa do meio ambiente; George W. Bush se graduou em negócios; só para citar algumas personalidades.

De  acordo com o site oficial do Harvard College, a missão do “Harvard College é educar os cidadãos e os líderes de cidadãos para a nossa sociedade. Através do compromisso com o poder transformador de uma educação em artes liberais e ciências”.

A instituição coleciona 48 ganhadores do Prêmio Nobel, 32 chefes de Estado e 48 ganhadores do Prêmio Pulitzer. Neste artigo, você saberá tudo sobre a Universidade de Harvard: onde fica, preço, como entrar e cursos oferecidos pela instituição. Confira.

História da Universidade de Harvard

A universidade de Harvard foi fundada em 1636

A sede da universidade fica em Massachusetts, no estado de Boston (Foto: depositphotos)

O nome de Harvard vem do seu primeiro benfeitor, John Harvard, que era ministro em 1636. Inicialmente, ela se chamava Cambridge, nome da cidade que abriga a instituição. Porém, com a morte de John Harvard, em 1938, e a doação da sua biblioteca e de parte da sua propriedade, ela passou a ter o nome de hoje.

Em 1942, formavam-se os primeiros nove graduandos de Harvard sob a reverência de Henry Dunster, desde 1640.

Em 1755, forma-se o primeiro homem que viria a ser presidente dos Estados Unidos, John Adams. Em 1787, foi a vez de John Quincy Adams, também futuro presidente dos EUA; em 1845 foi Rutherford B. Hayes, futuro presidente que formava-se em direto. Em 1975, George W. Bush, também recebia o diploma de Harvard pela Business School; em 1991, e Barack Obama, que conquistou o título pela Faculdade de Direito.

Veja também: Aberta nos Estados Unidos a primeira universidade para brasileiros

Em 1776, um ano importante para a independência dos Estados Unidos, oito alunos de Harvard estão entre as pessoas que assinaram a Declaração da Independência americana. Quatro anos depois, Harvard é reconhecida como universidade.

E em 1782, é fundada a Faculdade de Medicina de Harvard. Depois disso, há uma série de fundações como: em 1816, nasce a Escola da Divindade; em 1817, é a vez da Harvard Law School, o início do estudo do Direto na instituição; em 1867, a Harvard Dental School fez suas primeiras consultas; em 1872, Graduate School of Arts e Ciências é fundada; em 1874, o departamento de Belas Artes é estabelecido.

E segue-se: em 1896, Fogg Art Museum abre; em 1901, o primeiro curso oferecido em arquitetura paisagística e planejamento urbano; em 1908, a Graduate School of Business Administration abriu formalmente; em 1913, a Escola de Saúde Pública é estabelecida; em 1913, a Harvard University Press é fundada; em 1920, a Graduate School of Education passa a existir.

Outros cursos começariam a funcionar em Harvard, como: em 1936, a Graduate School of Design; em 1936, a Graduate School of Public Administration; em 1994, a Harvard Business Publishing; e, em 2007, a Escola de Engenharia e Ciências Aplicadas.

Somente em 1879, a Radcliffe College é fundada com 27 estudantes mulheres, mas somente em 1975 passa a vigorar uma política de admissão igual entre os sexos. E anos depois, em 1999, a Radcliffe College se funde com o Harvard College.

O ano de 1914, marca o primeiro Nobel da instituição para o Professor Theodore William Richards. O prêmio de química foi concedido pela determinação de pesos atômicos. Depois dele, outros 47 reconhecimentos.

Números de Harvard

Harvard College tem cerca de 6.700 universitários e quando falamos em estudantes de pós-graduação e profissionais são 15.250, totalizando cerca de 22 mil acadêmicos. Já passaram pela universidade mais de 650 mil estudantes americanos e 59 mil estrangeiros de 202 nacionalidades diferentes. Para abrigar esses milhares de estudantes, o terreno de Harvard tem 5.457 acres.

Outros números impressionantes de Harvard dizem respeito à sua biblioteca. Ela é considerada a maior biblioteca acadêmica do mundo. São 20,4 milhões de volumes e 180 mil títulos em série. Sua coleção de manuscritos também impacta com 400 milhões de itens manuscritos!

Veja também: Mais duas universidades portuguesas passam a aceitar o Enem

A galeria de imagens também não fica por baixo: são aproximadamente 10 milhões de fotografias. Além disso há 124 milhões de páginas arquivadas e 5,4 terabytes de arquivos e manuscritos digitais.

A biblioteca não funciona em um único prédio, mas em 70 unidades distribuídas pelo campus. Para isso, 800 funcionários trabalham diretamente nos espaços dedicados à leitura e pesquisa.

No campo das artes, Harvard também não decepciona. Nos museus da instituição são mais de 28 milhões de obras e peças raras e cerca de 650 mil pessoas visitam por ano esses espaços.

Campus de Harvard

Atualmente, a universidade de Harvard comporta 22 mil acadêmicos

A estátua de John Harvard, fundador da universidade (Foto: depositphotos)

A Universidade de Harvard é composta por 11 principais unidades acadêmicas – dez faculdades e o Instituto Radcliffe para Estudos Avançados. As dez faculdades supervisionam escolas e divisões que oferecem cursos e concedem graus acadêmicos.

Cursos de Harvard online

A tradicionalíssima universidade americana de Harvard também possui um projeto de cursos online. A iniciativa é supervisionada pelo Gabinete do Vice-Reitor para o Aprendizado da Aprendizagem.

Até o momento foram promovidos cursos online abertos para alunos no campus e outros interessados. De acordo com o site oficial, foram “120 professores em dez escolas, produzindo mais de 80 cursos online abertos com mais de 1,5 milhão de participantes exclusivos do curso”.

O projeto atende pelo nome de HarvardX e também atua no campo da pesquisa, com mais de 100 publicações.

Preços de Harvard

Para estudar em Harvard o estudante paga por ano 43.280 dólares. Se for morar na instituição, o valor sobe para 63.025 dólares. Mas nem todo mundo paga esse valor. Existem alguns programas dentro da instituição que concedem bolsas de estudo e outros abatimentos.

Veja também: América Latina: Sai ranking sobre quais as melhores universidades em 2017

Por exemplo, os estudantes com bolsas de estudo pagam cerca de 12 mil por ano. Do total de estudantes de Harvard, 55% recebem auxílio de bolsas de estudos, cujo valor anual é de 50 mil dólares.

Já famílias com renda inferior a 65 mil dólares por ano, não pagam nada pelos cursos de Harvard, basta que o aluno seja aceito. Aquelas famílias com renda entre 65 e 150 mil contribuem com até 10% da renda. Mas esse percentual pode ser menor, tudo depende do que for acordado.

A Universidade recebe investimentos na ordem de 170 milhões por ano. Esse valor aumentou em 75% desde 2007.

Para os interessados, a Universidade de Harvard disponibiliza uma calculadora on-line para que cada estudante simule quanto pagaria à instituição de acordo com a sua renda.

Sobre o autor

Jornalista formada pela Universidade Federal da Paraíba com especialização em Comunicação Empresarial. Passagens pelas redações da BandNews e BandSports, TV Jornal e assessoria de imprensa de órgãos públicos.