,

Mais de 700 vagas de nível médio e técnico são ofertadas pelo IFF

O Instituto Federal Fluminense (IFF) está com inscrições abertas para o processo seletivo de ingresso nos cursos técnicos de nível médio do campus Avançado São João da Barra e dos campus Bom Jesus do Itabapoana, Cabo Frio, Campos Centro, Campos Guarus, Itaperuna, Quissamã e Unidade de Formação de Cordeiro, para o 2.º semestre letivo de 2017.

Esta é a primeira vez que a seleção de ingresso nos cursos técnicos será realizada no meio do ano. “Este processo substitui a Concomitância Externa que era destinada, exclusivamente, a alunos de escolas públicas”, explica Marcelo Sarmento, diretor de Gestão Acadêmica e Políticas de Acesso do IFFluminense, enfatizando que a lei de cotas já prevê a reserva de no mínimo 50% das vagas para estudantes que cursaram o ensino fundamental integralmente em escola pública. “Agora, qualquer pessoa que atenda aos requisitos pode se inscrever, ampliando a possibilidade de participação de toda a comunidade”, acrescenta.

As inscrições poderão ser feitas por meio eletrônico, durante o período de 12 de abril a 12 de maio de 2017, ou presencialmente no campus ofertante do curso pretendido. Para realizar a inscrição, o candidato deve ter: CPF próprio, Documento Oficial de Identificação próprio com foto e Correio eletrônico (e-mail).

A taxa de inscrição, no valor de R$ 25, deverá ser paga mediante a Guia de Recolhimento da União (GRU), gerada no momento da inscrição. O candidato que fizer jus à isenção da taxa deverá requerê-la no momento da realização da inscrição, no período de 12 a 26 de abril.

Mais de 700 vagas de nível médio e técnico são ofertadas pelo IFF

Foto: depositphotos

São oferecidas 740 vagas em diversos cursos técnicos, tais como eletromecânica, informática, cozinha, automação industrial, telecomunicações, segurança do trabalho, enfermagem e farmácia. O quadro completo de vagas pode ser conferido no Anexo II do Edital N.º 64/2017 que rege a seleção.

As vagas são destinadas aos candidatos que tenham concluído o ensino médio, ou que, no momento da matrícula, estejam cursando, no mínimo, o 2.º ano do Ensino Médio ou de curso equivalente (Técnico Concomitante); ou que tenham concluído o curso técnico de nível médio ou o ensino médio (antigo 2.º grau), ou que possuam certificado de conclusão do ensino médio com base nos resultados obtidos no Enem (técnico subsequente).

Para este processo, há uma novidade que é a reserva de vagas das cotas para pessoas com deficiência. “Esta alteração se deve à publicação da Lei N.º 13.409, de 28 de dezembro de 2016 e ao disposto na Lei N.º 12.711, de 29 de agosto de 2012, regulamentada pelo Decreto 7.824, de 11 de outubro de 2012”, ressalta Marcelo.

O processo seletivo será desenvolvido em etapa única que compreende prova objetiva de múltipla escolha, a ser aplicada no dia 11 de junho de 2017, das 8h30 às 11h30.

O candidato que apresentar dúvidas relacionadas às inscrições poderá enviar e-mail para: [email protected]

*Do Portal do IFF,
com adaptações