Português

Variantes linguísticas

A língua pode transformar-se através do tempo devido a vários fatores vindos da própria sociedade, pois ela não é regida por normas fixas e imutáveis. Uma mesma língua sempre estará sujeita a variações, como a diferença de épocas, regionalidade, grupos sociais e diferentes situações, como a fala formal e informal.

Você já deve ter percebido que, mesmo dentro do Brasil, por exemplo, existem várias maneiras de falar a Língua Portuguesa. As pessoas se comunicam de formas diferentes e diversos fatores devem ser considerados no nosso falar, incluindo a época, a região geográfica, idade, ambiente e o status sociocultural dos falantes.

As variantes linguísticas que ocorrem na língua

Diante de tantas variantes linguísticas, é importante ressaltar que não existe forma mais correta de se falar, e sim a maneira mais adequada de se expressar de acordo com o contexto e o interlocutor. Nós adequamos o nosso modo de falar ao ambiente e não falamos da mesma forma que escrevemos.

Variantes linguísticas

Foto: Reprodução/ vídeo/ YouTube

Por exemplo, usar a linguagem formal escrita em uma comunicação informal é inadequado, pois pode soar como artificial e pretensioso. O ideal é que saibamos adequar a nossa fala ao contexto de comunicação, o que inclui o ambiente e o nosso interlocutor.

Confira a seguir quais são as diferentes variações linguísticas que ocorrem na língua: