Veja como usar aplicativos para estudar

WhatsApp, Trello e HiNative. Com esses aplicativos é possível usar a tecnologia à favor dos estudos e de um futuro mais organizado.

De acordo com a última pesquisa elaborada pela GlobalWebIndex, empresa que reúne métricas no mundo digital, em 2015, os brasileiros costumavam passar, em média, três horas e 40 minutos on-line pelos celulares. Este número coloca o Brasil em terceiro lugar no ranking mundial que avalia os países com mais usuários ativos em redes digitais.

Com todo este tempo dedicado à internet, muitos jovens não conseguem focar nos estudos, principalmente na hora de colocar em dia os conteúdos escolares. Por isso, para muitas pessoas, os celulares tornam-se inimigos das rotinas de estudo. Contudo, existem alguns aplicativos que ajudam a organizar as matérias que precisam ser revisadas e outros que auxiliam no processo de aprendizado.

Portanto, é necessário que o estudante baixe estas ferramentas em seus dispositivos móveis e tenha foco nas suas atividades. Desta forma é possível usar a tecnologia à favor dos estudos e de um futuro mais organizado.

veja-como-usar-aplicativos-para-estudar

Foto: Pixabay

Aplicativos que auxiliam os estudos

WhatsApp

Você pode até não acreditar, mas o WhatsApp é um meio muito importante para colocar em dia os seus conhecimentos. Por passarem muito tempo com conversas paralelas, muitas pessoas não consideram o aplicativo como uma ferramenta de estudo, o que é um grande equívoco. Neste meio há a possibilidade de criar grupos de estudos, onde várias pessoas podem trocar materiais como fotos, vídeos, links de texto etc. Tornando-se assim uma extensão da sala de aula, da roda de debate ou do cursinho.

Além disso, o app ainda proporciona ao usuário a possibilidade de manter contato por áudio com outras pessoas. Esta ferramenta pode ser usada, por exemplo, para treinar o inglês ou qualquer outra língua estrangeira. Para isso, basta encontrar um amigo que também tenha esse interesse e juntos realizarem diálogos, diários, ditados entre outros.

Trello

Desde 2011, ano de sua criação, o Trello vem ajudando as pessoas a se organizarem não só nos estudos ou negócios como também na vida em geral. Atualmente, há mais de 5 milhões de usuários que buscam fugir do caos do dia a dia e preferem manter suas atividades dentro de seus próprios controles e gerenciamentos. Neste aplicativo há três conceitos básicos, são eles: quadros, listas e cartões.

Você pode fazer quantos quadros preferir e pode escolher quando eles serão compartilhados com outras pessoas ou serão pessoais, sendo esta última opção uma versão que só você terá acesso. Dentro de cada quadro o usuário tem a possibilidade de criar listas e nomeá-las, por exemplo “tarefas a fazer”, “fazendo” e “feito”. E, finalmente, em cada lista colocar a quantidade que preferir de cartões, espaços para se colocar as atividades como “revisar matemática”, “fazer o trabalho de ciência” ou “entregar o seminário de história”. O interessante é que você pode mudar os cartões de lista e assim ter o controle de tudo o que tem de ser feito e o que já foi concluído.

HiNative

Outro aplicativo que auxilia os estudos é o HiNative, sendo este focado no aprendizado das línguas estrangeiras. Nesta ferramenta você tanto consegue aprender um outro idioma, como também ajudar alguém que queira conhecer o português brasileiro. No HiNative há diversas seções, como: “Como é que se diz isto?”, onde você pode perguntar como deve ser pronunciado uma determinada frase; “Isto soa natural?”, espaço para mandar áudio testando o seu aprendizado e onde você terá a resposta de alguém que domina o idioma; “Qual é a diferença?”, sendo possível perguntar a distinção de uma palavra e outra.