Biografias,Escritores,Literatura

A vida de Luis Fernando Veríssimo

Luis Fernando Veríssimo é um renomado escritor, humorista e cartunista brasileiro, nascido no dia 26 de setembro de 1936, em Porto Alegre, no estado do Rio Grande do Sul.

Filho do célebre escritor Érico Lopes Veríssimo e de Mafalda Veríssimo, Luis Fernando é um dos mais populares autores brasileiros contemporâneos, tendo mais de 60 títulos publicados, dentre os quais destacam-se suas crônicas e contos.

Estudos e início da carreira de Luis Fernando Veríssimo

Devido aos compromissos profissionais do pai, Luis Fernando passou parte de sua juventude nos Estados Unidos. Quando regressou a Porto Alegre, sua cidade natal, em 1956, o escritor começou a trabalhar no departamento de arte da Editora Globo.

Luís Fernando Veríssimo sentado

As obras do autor são marcadas por pitadas de humor e ironia (Foto: Reprodução | EBC)

Enquanto viveu nos Estados Unidos, descobriu a sua paixão pelo jazz, aprendeu a tocar saxofone e, em 1960, fez parte de um grupo musical denominado “Renato e seu Sexteto”, que tocava em bailes na capital gaúcha.

Alguns anos depois, mudou-se para o Rio de Janeiro, onde trabalhou como redator e tradutor de publicações, além de ter conhecido Lúcia Helena Massa, sua cônjuge até os dias atuais.

Em 1967, Luis Fernando retorna a Porto Alegre e começa a trabalhar como copy desk no jornal Zero Hora. No mesmo ano, começa a redigir para a agência de publicidade MPM Propaganda. Três anos depois transferiu-se para o jornal Folha da Manhã, mantendo uma coluna diária com textos sobre diversos temas, sempre com uma pitada de ironia [1] e humor.

A consagração do estilo humorístico

No ano de 1971, Luis Fernando fundou, juntamente a amigos do meio publicitário porto-alegrense, o semanário intitulado “O Pato Macho”, que contava com textos de humor, cartuns e crônicas. Após algum tempo, consagrou o seu estilo humorístico, tornando-se nacionalmente conhecido.

Seu primeiro livro, intitulado “O popular: crônicas ou coisa parecida”, foi lançado em 1973, pela Editora José Olympio, sendo composto por uma coletânea de textos já veiculados na imprensa. Seu segundo livro de crônicas [2], “A Grande Mulher Nua”, foi publicado em 1976.

A obra “Ed Mort e Outras Histórias”, publicado em 1979 pela Editora L&PM, levou a fama de Luis Fernando a um novo patamar. Já em 1981, o livro “O Analista de Bagé” esgotou sua primeira edição em dois dias, tornando-se um fenômeno de vendas em todo o território nacional.

As personagens mais conhecidas do autor gaúcho incluem Ed Mort, Analista de Bagé, As Cobras, Velhinha de Taubaté e Família Brasil.

Principais obras do autor

Luis Fernando Veríssimo recebeu vários prêmios por suas obras, incluindo a Medalha de Resistência Chico Mendes. Confira a seguir algumas das principais obras do aclamado escritor brasileiro: