Durante sua infância, viveu em várias regiões de Portugal, já que seu pai, agora como juiz, era de tempos em tempos transferido para outras comarcas.
Logo após terminar o ensino médio, Camilo Pessanha ingressa no Curso de Direito da Universidade de Coimbra. Durante seu período acadêmico, começou a publicar poemas em revistas e jornais da região.
Em 1891, Pessanha se torna bacharel em direito e um ano depois, ingressa na magistratura, tornando-se procurador régio da cidade de Mirandela. Dois anos depois, se mudou para a vila de Óbidos, onde passou a atuar como advogado.
Canção da partida
Ao meu coração um peso de ferro
Eu hei-de prender na volta do mar.
Ao meu coração um peso de ferro…
Lançá-lo ao mar.
Quem vai embarcar, que vai degredado,
As penas do amor não queira levar…
Marujos, erguei o cofre pesado,
Lançai-o ao mar.
E hei-de mercar um fecho de prata.
O meu coração é o cofre selado.
A sete chaves: tem dentro um carta…
— A última, de antes do teu noivado.
A sete chaves — a carta encantada!
E um lenço bordado… Esse hei-de o levar,
Que é para o molhar na água salgada
No dia em que enfim deixar de chorar.
Após sofrer uma desilusão amorosa, por ter seu pedido de casamento à também escritora Ana de Castro Osório recusado, Camilo Pessanha escolheu Macau, na época colônia de Portugal, para seu exílio voluntário.
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Chegou à região asiática no dia 10 de Abril de 1894. Após um concurso para professores para a escola secundária de Macau, Pessanha passou a atuar como professor de filosofia. Anos mais tarde, também lecionou economia, direito comercial e português.
Em 1900, tornou-se servidor público e atuou como conservador do registro predial de Macau. Quatro ano depois, ocupou o cargo de juiz de direito substituto.
Aproveitando seu conhecimento na língua chinesa, já que no Macau tanto o português quando o chinês são idiomas oficiais da região, Pessanha se dedicou a traduzir poemas de autores locais.
Sua saúde frágil, aliado ao vício em ópio obtido devido a facilidade de acesso à droga na Ásia, Camilo Pessanha precisou fazer várias viagem à Portugal a fim de se tratar.
O uso excessivo de ópio, que normalmente é fumado com o uso de um cachimbo, fez com que o poeta desenvolvesse tuberculose, doença que tirou sua vida no dia 1 de março de 1926.
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Sendo chamado anteriormente de decadentismo, por seu caráter pessimista e sua natureza decadente, o simbolismo [6]nasceu na França, no fim do século XIX.
O decadentismo passou a ser chamado de simbolismo após a publicação do poeta grego, Jean Moréas, Manifesto Simbolista, em 1886. As principais características do simbolismo são a individualidade, misticismo, espiritualismo, subjetivismo, musicalidade e sinestesia.
Os autores Augusto dos Anjos (Eu), Cruz e Sousa (Evocações) e Alphonsus de Guimarães (Dona Mística), são os principais representantes do simbolismo no Brasil.
Veja também: Literatura: Entenda sobre a Trova [7]