,

Saiba quem são os principais poetas europeus

A poesia moderna tem início em 1848, com Charles Baudelaire. Saiba quais são as obras de alguns dos principais poetas europeus

O termo Renascimento identifica o período da História da Europa entre fins do século XIV e o final do século XVI, marcando o início de vários movimentos que se sucederam no continente europeu. Considera-se que a poesia moderna tem início em 1848, com Charles Baudelaire, atravessando o século XIX com obras de poetas franceses, como Rimbaud e Mallarmé, e finalizando com o período das vanguardas europeias do século XX, como o Expressionismo, Futurismo, Cubismo e Surrealismo.

Neste artigo, abordaremos os principais poetas europeus e as suas respectivas obras.

Principais poetas europeus

Confira a seguir alguns dos principais poetas da história da Europa:

Arthur Rimbaud

Jean-Nicolas Arthur Rimbaud, mais conhecido simplesmente por Rimbaud, foi um poeta francês que produziu suas mais célebres obras quando ainda era adolescente. Sua obra influenciou a literatura, a música e a arte moderna.

Dentre as suas obras destacam-se “Uma Estação no Inferno”, “Iluminações” e “O Barco Ébrio”.

Bocage

Manuel Maria de Barbosa l’Hedois Du Bocage, mais conhecido simplesmente por Bocage, é considerado o maior representante do arcadismo lusitano. Dentre as suas obras destacam-se “A Morte de D. Ignez”, “A Pavorosa Ilusão”, “A Virtude Laureada”, “Elegia” e “Improvisos de Bocage”.

Charles Baudelaire

Considerado um dos precursores do simbolismo, Charles-Pierre Baudelaire foi um poeta, crítico de arte e tradutor francês. Além de ser mundialmente reconhecido como o fundador da tradição moderna em poesia, sua obra teórica exerceu forte influência nas artes plásticas do século XIX.

Além de sua grande obra intitulada “As Flores do Mal”, o poeta também se destaca pelos títulos “Os Paraísos Artificiais” e “Pequenos Poemas em Prosa”.

Dante Alighieri

Um dos principais poetas europeus foi Dante Alighieri

Dante Alighieri e A Divina Comédia (Foto: depositphotos)

O florentino Dante Alighieri, nascido na atual Itália, é considerado o primeiro e maior poeta da língua italiana. O grande poema do escritor, intitulado La Divina Commedia (A Divina Comédia), é uma das obras-primas da literatura universal. Dentre suas obras estão também “Sobre a Língua Vulgar”, “Vida Nova”, “As Rimas” e “Éclogas”.

Fernando Pessoa

Fernando Pessoa foi um poeta, dramaturgo, ensaísta, tradutor e crítico literário português. Enquanto poeta, escreveu sob diversos heterônimos, como Alberto Caeiro, Álvaro de Campos, Bernardo Soares e Ricardo Reis.

Dentre a sua obra destacam-se “Mensagem”, “Tabacaria”, “Livro do Desassossego” e “Poemas Completos de Alberto Caeiro”.

Lord Byron

Lord Byron foi um dos representantes do romantismo inglês, tendo exercido grande influência na literatura da época. Dentre as suas obras destacam-se “Horas de Lazer”, “Don Juan”, “Peregrinação de Childe Harold” e “Manfredo”.

Luís de Camões

O poeta português Luís Vaz de Camões é considerado uma das maiores figuras da literatura lusófona. Ao lado de sua grande obra intitulada “Os Lusíadas”, considerada a epopeia portuguesa por excelência, destacam-se também os títulos “Rimas” e “Auto de Filodemo”.

Mallarmé

Stéphane Mallarmé foi um poeta que promoveu uma renovação da poesia na segunda metade do século XIX. Dentre as suas obras destacam-se “L’après-midi d’un faune”, “Verso e Prosa” e “Poésies”.

 

*Débora Silva é graduada em Letras (Licenciatura em Língua Portuguesa e suas Literaturas).