Geografia

Fauna e Flora da Amazônia

Nesse artigo você vai conhecer sobre a fauna e flora da Amazônia, vai saber as características desse bioma, seu clima, onde fica localizado e quais países ocupa. Veja também sobre o desmatamento na região.

Conhecer os biomas brasileiros é uma forma de perceber a diversidade de fauna e flora que formam o território nacional, bem como reconhecer o quanto os seres humanos têm influenciado na degradação destes biomas. A Floresta Amazônica é reconhecida mundialmente pela sua expressividade em relação a qualidade de vida das pessoas, especialmente no que tange ao ar que respiramos.

É também um dos espaços naturais mundiais com maior diversidade de fauna e flora, distribuídos em ecossistemas que se relacionam no interior deste bioma. Por tudo isso, conhecer mais sobre a Floresta Amazônica é fundamental, visando reconhecer a importância deste bioma, bem como os riscos que ele corre diante da ação humana.

Floresta Amazônica: fauna e flora

A Floresta Amazônica é um dos biomas brasileiros, também chamado pelo geógrafo brasileiro Aziz Nacib Ab’Saber de Domínio Amazônico. Essa floresta tem uma característica de heterogeneidade, ou seja, uma ampla diversidade de espécies que a constituem.

Floresta Amazônica

A Floresta Amazônia é formada por três estratos vegetais (Foto: depositphotos)

São milhares de espécies vegetais, as quais estão sempre verdes (perenes), pois não perdem suas folhas no outono ou inverno. A Floresta Amazônica é bastante densa, pois as árvores crescem muito próximas umas das outras, deixando pouco espaço para entrada de luz solar entre as copas. A Floresta Amazônia é formada basicamente por três estratos vegetais, sendo eles:

Além disso, destacam-se também os animais que vivem na região da Floresta Amazônica, sendo eles mamíferos, peixes, aves, répteis, anfíbios e insetos em diversas espécies. Há, neste tipo de floresta, uma ampla variedade de ecossistemas, os quais interagem entre si e com o meio em que estão inseridos.

Veja também: Conheça o complexo regional da Amazônia [1]

Existem importantes rios também na região da Floresta Amazônica, como o Amazonas, o Rio Negro, o Rio Solimões, ainda o Rio Araguaia, o Rio Nhamundá, o Rio Tapajós, o Rio Tocantins, o Rio Xingu, dentre vários outros. Estes rios são importantes para manutenção da vida na região, tanto das comunidades humanas que necessitam destes recursos hídricos, quanto para os animais e plantas.

Onde está localizado o bioma Amazônia?

O bioma Amazônia ocupa quase metade do território brasileiro, abrangendo a região Norte do país, além de partes do Centro-Oeste e do Nordeste. O referido bioma cobre totalmente cinco estados brasileiros, sendo eles o Acre, o Amapá, o Amazonas, o Pará e ainda Roraima. Cobre ainda quase totalmente o estado de Rondônia, e de forma parcial o estado do Mato Grosso, do Maranhão e ainda do Tocantins.

Que países a Amazônia ocupa?

A Amazônia ocupa quase a metade de todo território brasileiro, mas não se restringe a este. Nos países da Amazônia Internacional, a Floresta Amazônica ocupa os territórios do Brasil, mas também do Peru, Colômbia, Bolívia, Equador, Suriname, Venezuela, Guiana e Guiana Francesa. Em sua totalidade, a Floresta Amazônica ocupa uma área de cerca de 5.500.000 km². 

Desmatamento da Amazônia

Uma das maiores preocupações mundiais em relação a preservação do meio ambiente, diz respeito a necessidade de cuidados no manejo com a Floresta Amazônica, tanto por sua extensão territorial, quanto pela biodiversidade existente nesta. Segundo os pesquisadores, o desmatamento da Amazônia está chegando a um patamar onde não há mais como recuperar o bioma, tamanha a intervenção humana predatória neste.

A Amazônia é monitorada diariamente para verificar como estão os índices de desmatamento, e os dados preocupam, porque a área consolidada de desmatamento é de cerca de 6.947 km². As causas da degradação da Amazônia são variadas, como a retirada de madeira para comercialização, bem como as queimadas para abertura de pastagens, com a finalidade de criação de gado, também os assentamentos humanos em áreas de preservação.

As consequências dessas intervenções são graves, como a extinção de espécies de fauna e flora, o desequilíbrio dos ecossistemas, o aumento da poluição, bem como da erosão dos solos. Tudo isso acaba afetando também a qualidade de vida humana, especialmente no que tange a redução da qualidade do ar.           

Clima da Amazônia

O bioma Amazônia fica em uma região cortada pela Linha do Equador, a qual divide o mundo em suas porções, Hemisfério Norte e Hemisfério Sul. Por sua localização, este bioma é caracterizado pelo clima equatorial [2], quente e úmido. Devido à localização, há também uma elevada radiação solar no bioma, o que faz com que haja pouca variação de temperatura no decorrer do ano, ou seja, há uma baixa amplitude térmica anual. As chuvas apresentam-se em índices elevados na região da Floresta Amazônica, entre 1.400 a 3.500 mm por ano, onde as massas de ar que atuam são as massas de ar Equatorial Continental e Equatorial Atlântica.

Veja também: Floresta Amazônica [3]

Conclusão

Neste breve artigo, você conheceu mais sobre a Floresta Amazônica, bem como sobre o fator do desmatamento da Amazônia, e suas consequências para os seres humanos. Aprendeu mais sobre o clima da Amazônia, e também sobre onde está localizado o bioma Amazônia, e quais são os países que a Amazônia ocupa.

Esses conhecimentos são importantes não apenas para aprender mais sobre os biomas brasileiros, mas também para perceber a importância do bioma Amazônico no contexto da preservação das espécies da fauna e da flora.

Referências

» MOREIRA, João Carlos; SENE, Eustáquio de. Geografia. São Paulo: Scipione, 2011.

» RIOS, Eloci Peres; THOMPSON, Miguel. Biomas brasileiros. São Paulo: Melhoramentos, 2013.

» VESENTINI, José William. Geografia: o mundo em transição. São Paulo: Ática, 2011.