Biografias,Escritores,Espanhol,Literatura

Quem foi Gloria Fuertes e seu poema

Gloria Fuertes García foi uma poetisa espanhola, ligada ao movimento literário da primeira geração pós-guerra, destacando-se pela sua prolífica produção em literatura infantil e juvenil. Apesar de suas várias facetas literárias e musicais, a escritora nascida em Madrid é uma das referências da literatura infantil espanhola do século XX.

Biografia de Gloria Fuertes

Gloria Fuertes nasceu em uma família humilde no bairro de Lavapiés, em Madrid, no dia 28 de julho de 1917. Seu interesse pelas letras começou muito cedo, aos cinco anos de idade, quando já escrevia e desenhava seus próprios contos. Seu primeiro poema foi publicado aos 14 anos de idade, com o título “Niñez, juventud, vejez”.

Em 1935, Gloria publicou seus primeiros versos em uma revista infantil e recitou seus versos na Radio España de Madrid. Aos 17, Fuertes dá forma ao seu primeiro livro de poemas, intitulado “Isla ignorada”, publicado em 1950.

Gloria Fuertes se consagrou na literatura voltada para o público infantil e juvenil

Gloria Fuertes García nasceu em Madrid, em 1917 (Foto: Reprodução | El País/Ricardo Marín/Atlas

De 1938 até 1958, Fuertes foi secretária de escritório; e até 1953, trabalhou como redatora da revista infantil “Maravillas”, onde publicava semanalmente contos, estórias e poesia para crianças.

Poemas ganharam os palcos

Entre os anos de 1940 e 1945, diversos poemas da escritora foram encenados em vários teatros da capital espanhola. Pode-se dizer que a década de 40 marca a entrada de Gloria Fuertes no mundo literário profissional.

Movimento poético Postismo

Em 1942, a poetisa conhece Carlos Edmundo de Ory, passando a integrar o movimento poético denominado Postismo. A escritora participou ativamente das revistas Postismo e Cerbatana, além de colaborar com a revista Chicas e, paralelamente, fundar o grupo Versos con faldas, junto com María Dolores de Pueblos e Adelaida Lasantas.

Veja também: Biografia e principais obras de Camilo José Cela [6]

O grupo se dedicava a oferecer recitais e leituras pelos bares e cafés de Madrid.

Dedicação integral à literatura

Em 1958, Fuertes trabalhou como bibliotecária no Instituto Internacional e organizou a primeira biblioteca infantil ambulante para pequenas cidades. Em 1960, viajou por três anos aos Estados Unidos, após obter a bolsa Fullbright da Literatura Espanhola. Em 1972, Fuertes recebeu a bolsa da Fundação Juan March de Literatura Infantil, dedicando-se completamente à literatura.

A escritora Gloria Fuertes tornou-se especialmente conhecida na Espanha a partir dos anos 1970, graças às suas colaborações em programas infantis e juvenis, como “Un globo, dos globos, tres globos”.

Gloria Fuertes faleceu em 27 de novembro de 1998, também em Madrid.

Obras

Em sua obra, Gloria Fuertes defendia a igualdade entre homens e mulheres, o pacifismo e o meio ambiente. Confira a seguir alguns dos títulos de suas principais obras:

Contos

Veja também: El boom latinoamericano: características, autores e obras [7]

Teatro

Televisão