Abertas as inscrições gratuitas para intercâmbio na França

Estudantes devem se inscrever pela internet, nas páginas oficiais Capes–Brafitec e Capes–Brafagri


Estão abertas as inscrições, gratuitas, para programas de intercâmbio entre Brasil e França. Os editais, de graduação-sanduíche, preveem a aprovação de até 15 projetos para a área de engenharia e 10 para as áreas de ciências agronômicas, agroalimentares e veterinária. O prazo para apresentação das propostas termina em 30 de janeiro de 2017.

As propostas serão encaminhadas, de acordo com a área dos projetos, à Conférence des Directeurs des Écoles Françaises d’Ingénieurs (Cdefi) e à Direction Générale de l’Enseignement et de la Recherche (Dger) do Ministério da Agricultura da França.

Ao incentivar o intercâmbio entre Brasil e França, os programas, desenvolvidos no Brasil pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), estimulam a aproximação das estruturas curriculares e o reconhecimento mútuo de créditos obtidos nas instituições participantes. O programa Capes–Brafagri consiste em projetos de parcerias universitárias nas áreas de ciências agronômicas, agroalimentares e veterinária, disciplinas correlatas, em nível de graduação. O Capes–Brafitec apoia projetos conjuntos de pesquisa em parcerias universitárias em todas as especialidades de engenharia, também em nível de graduação.

Abertas inscrições gratuitas para intercâmbio na França

Foto: Reprodução/EBC

“Esse tipo de cooperação é relevante para o desenvolvimento nacional. Os editais representam a manutenção de uma parceria bem-sucedida para ambas as partes”, diz a coordenadora-geral de programas da Diretoria de Relações Internacionais da Capes, Helena Cristina Carneiro Cavalcanti de Albuquerque. “Por meio desses projetos, a educação é dinamizada e fortalecida, estabelecem-se novos vínculos e novas possibilidades de pesquisa que contribuem para o progresso da ciência e da sociedade.”

Cada proposta deve conter o planejamento das atividades, considerada a duração de dois anos, que podem ser prorrogadas por mais dois, conforme critérios de avaliação das duas agências. A implementação do terceiro e do quarto anos de projeto está condicionada à aprovação de relatório parcial de atividades, das prestações de contas anuais, do plano de atividades atualizado para os dois últimos anos e à disponibilidade orçamentária das agências financiadoras.

As inscrições devem ser feitas pela internet, na página oficial do Programa Capes–Brafitec, para a área de engenharias, e Capes–Brafagri, para a de ciências agronômicas, agroalimentares e veterinária.

*Do Portal do MEC
Com adaptações


Reportar erro