Democrata e Republicano: diferença dos maiores partidos dos EUA

Apesar do mundo inteiro citar estes dois partidos, pouco se sabe sobre eles. Descubra agora a história e as ideologias destes grupos políticos


Existem dezenas de partidos políticos nos Estados Unidos da América, porém apenas alguns lançam candidatos à presidência do país. Partido Verde, Partido Libertário, Partido Reformista (Partido da Reforma), Partido da Constituição, Partido Democrata e Partido Republicano.

Destes, apenas os dois últimos são os maiores e mais importantes na corrida para conquistar a Casa Branca, tendo em vista que o cenário político norte-americano é dominado por estes dois grupos.

Apesar do mundo inteiro citar estes dois partidos, pouco se sabe sobre eles. Por exemplo, você sabe qual a diferença entre os dois? Como cada um surgiu? E quais as ideologias que cada grupo defende, você sabe listar? Para acabar com estas dúvidas, o Estudo Prático trouxe informações sobre este tema no presente artigo.

Democrata e Republicano: a diferença dos dois maiores partidos dos EUA

Foto: depositphotos

Surgimento destes partidos e suas características

O Partido Democrata nasceu em 1792, mas passou por mudanças significativas em 1833. Criando, inicialmente, por Thomas Jefferson, este é o mais antigo grupo político dos Estados Unidos, tendo o burro como o símbolo. Entre os políticos do partido que já chegaram ao poder estão: Harry S. Truman, John F. Kennedy, Lyndon B. Johnson,  Jimmy Carter, Bill Clinton e Barack Obama.

Já o Partido Republicano, que surgiu em 1854, teve como presidente os seguintes nomes: Abraham Lincoln, Richard Nixon, Gerald Ford, Ronald Reagan, George H. W. Bush e agora, mais recentemente, Donald Trump. Tem como símbolo do grupo um elefante. Com ideias liberais, os republicanos são em sua maioria banqueiros, empresários, norte-americanos de famílias tradicionais etc.

Diferenças entre Democrata e Republicano

A maior diferença entre os partidos diz respeito as suas ideologias, que são a base para a construção de um governo. Enquanto os democratas são de centro-esquerda, os republicanos pensam nos EUA com ideias de direita. Assim, as bandeiras e a forma de atuação destes grupos políticos são totalmente contrárias, sendo necessário exemplificar pontos específicos de cada um.

  • Ideologias republicanas: Prevê a atuação do governo em pequena escala com relação a economia do país; preserva as ideias conservadoras, como a manutenção da moral e dos bons costumes; prefere a redução de impostos; e no campo social opõe-se ao casamento homoafetivo e ao aborto.
  • Ideologias democráticas: Aposta na intervenção profunda do Estado na economia; pretende equilibrar o sistema capitalista com programas sociais; busca por cobranças de impostos, principalmente para as empresas; declara apoio aos sindicatos, ao aborto, união homoafetiva e aos direitos das minorias.

Reportar erro