Disponibilizado último simulado on-line ‘Hora do Enem’

Teste é dividido em duas provas, somando 180 questões, sendo bastante parecido com o exame do Enem


O quarto e último simulado da plataforma Hora do Enem já está disponível desde o último dia 8. Por meio do mecanismo, os estudantes podem testar os conhecimentos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O serviço pode ser acessado até 19h59 do dia 16 de outubro, na internet.

Para acessar a página por computador, telefone ou tablet, é preciso fazer um cadastro no site e localizar a avaliação na aba de simulados. A quarta edição do teste tem diferenças em relação às etapas anteriores e é ainda mais parecido com o formato de aplicação do Enem.

O simulado é dividido em duas provas, somando 180 questões. Como são testes longos, o recomendável é que sejam feitos em dois dias, assim como ocorre no Enem. Obrigatoriamente, é preciso fazer a prova do primeiro dia antes da prova do segundo dia.

A primeira avaliação tem 90 questões de ciências humanas e ciências da natureza. As perguntas são sobre história, geografia, sociologia, filosofia, sociologia, física, química e biologia.

Já a segunda contém 90 questões sobre matemática e lógica, português, língua estrangeira e artes. Ao iniciar o teste, o estudante precisa escolher uma opção de língua estrangeira.

Com o resultado, o participante poderá verificar se atingiu ou não a nota de corte do curso que pretende fazer e da universidade na qual espera ingressar. A partir do dia 17 de outubro, é possível ainda acessar o desempenho por área do conhecimento, bem como ver a classificação em comparação com as outras pessoas que fizeram o simulado.

Disponibilizado último simulado on-line 'Hora do Enem'

Foto: Divulgação/Agência Brasil

Mais serviços

Além da possibilidade de testar conhecimentos em simulados, a plataforma Hora do Enem oferece aos estudantes acesso a ferramentas como testes de nivelamento em diferentes matérias, videoaulas e exercícios comentados por professores.

Para concluintes do ensino médio, é oferecido um plano de estudos personalizado, com indicação do conteúdo a ser estudado. O estudante pode fazer um teste para nivelar seu conhecimento em cada matéria, detalhar dados como horas disponíveis para estudo e a instituição que deseja ingressar para ter acesso a um planejamento de estudo.

Enem

O Enem será aplicado nos dias 5 e 6 de novembro. A nota da avaliação é usada na seleção para vagas em instituições públicas, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), e bolsas na educação superior privada por meio do programa Universidade para Todos (ProUni).

O resultado do exame também é requisito para receber o benefício do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e, para maiores de 18 anos, o Enem pode ser usado como certificação do ensino médio.

*Do Portal Brasil
Com adaptações


Reportar erro