Divulgados microdados do sistema de avaliação da educação básica

Dados possibilitam, dentre outras iniciativas, a formulação e a avaliação de políticas públicas na área educacional


Já estão disponíveis para consulta no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação, os microdados da edição 2015 do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb).

O conjunto de dados permite que gestores, pesquisadores, instituições e interessados na área da educação realizem diagnósticos, estudos e pesquisas que subsidiem o planejamento e a proposição de ações no âmbito escolar e das redes de ensino. Os dados também possibilitam a formulação e a avaliação de políticas públicas na área educacional, visando contribuir com a melhoria da qualidade, equidade e eficiência da educação básica brasileira.

O pacote dos microdados Saeb 2015, além dos dados em si, apresenta dicionário, arquivo Leia-me e documentos técnicos, matrizes de referência, escalas de proficiência, questionários, planilhas de resultados, e programas para leitura dos arquivos de dados nos pacotes estatísticos SAS e SPSS.

Funcionalidades

Desde 2013, as bases de dados dos alunos são apresentadas de maneira distinta, separadamente: quinto ano (quarta série) e nono ano (oitava série) do ensino fundamental, e terceira série do ensino médio. Dessa forma, é possível integrar as seguintes bases de alunos: a de resultados, a de respostas aos testes de língua portuguesa (leitura) e de matemática e a de respostas aos questionários contextuais.

Divulgados microdados do sistema de avaliação da educação básica

Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

A integração (para cada série/ano testado) das bases de resultados, de respostas aos testes e de respostas aos questionários possibilita, por meio da leitura dos arquivos, colocar os rótulos nas questões e nas alternativas dos questionários, bem como nas outras informações contidas na base. Essa inovação facilita o manuseio dos dados pelo usuário, visto que oferecerá as informações do dicionário de maneira mais imediata e intuitiva, minimizando, assim, a necessidade de sua consulta.

Se o usuário preferir, pode acessar a base no formato “.csv”, que contém valores separados por delimitador com vírgula. Esse recurso também foi adotado por facilitar a leitura dos arquivos, independentemente do software estatístico utilizado.

Saeb

O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) é formado pela Avaliação Nacional da Educação Básica (Aneb) e pela Avaliação Nacional do Rendimento Escolar (Anresc), também conhecida como Prova Brasil. A Aneb é uma avaliação bianual que abrange, de forma amostral e censitária, escolas e alunos das redes públicas e privadas do país, em áreas urbanas e rurais, matriculados no quinto ano (quarta série) e nono ano (oitava série) do ensino fundamental e na terceira série do ensino médio regulares. Seu objetivo principal é avaliar a qualidade, a equidade e a eficiência da educação básica brasileira.

Já a Anresc, ou Prova Brasil, é uma avaliação censitária bianual envolvendo os alunos do quinto ano (quarta série) e nono ano (oitava série) do ensino fundamental regular das escolas públicas que possuem, no mínimo, 20 alunos matriculados nas anos/séries avaliados. Seu objetivo principal é avaliar a qualidade do ensino ministrado nas escolas das redes públicas de ensino, fornecendo resultados para cada unidade escolar participante, bem como para as redes de ensino.

Acesse os microdados do Saeb 2015

*Do Portal do MEC
Com adaptações


Reportar erro