Educação profissional: Alunos do Pronatec se destacam em competição na Inglaterra

Seis alunos do Pronatec conquistaram o sexto lugar no Desafio Land Rover 4X4 nas Escolas, competição realizada na sede da Jaguar Land Rover na Inglaterra


Seis alunos da Bolsa-Formação do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) conquistaram o sexto lugar no Desafio Land Rover 4X4 nas Escolas, competição realizada em junho último na sede da Jaguar Land Rover, em Londres, Inglaterra. O desafio era construir um veículo com tração nas quatro rodas, guiado por controle remoto, para superar obstáculos num circuito de testes no menor tempo possível.

No total, 14 equipes de 12 países participaram da competição. A equipe brasileira, que recebeu o nome de Unitec New Generation, estava formada por estudantes dos cursos de informática, design de interiores, logística e eletroeletrônica da Fundação Indaiatubana de Educação e Cultura (Fiec).

O objetivo do desafio é aumentar a consciência, interesse e entusiasmo por áreas como engenharia, design e ciências aplicadas. “Os alunos se dedicaram”, diz João Martini, superintendente da Fiec. “Foram seis meses trabalhando no projeto, até nos fins de semana.”

Educação profissional: Alunos do Pronatec se destacam em competição na Inglaterra

Foto: Divulgação

De acordo com Martini, a rotina incluía ainda duas horas de aulas de língua inglesa todos os dias. Ele ressalta que a competição levou a mudanças na instituição e na vida dos adolescentes. “A experiência e o resultado mudaram nossa maneira de desenvolver os projetos multidisciplinares, além do crescimento pessoal e profissional dos nossos alunos.”

Para os estudantes, a experiência foi excelente. “Participar de um campeonato mundial foi motivador para todos nós”, diz a aluna Beatriz de Carvalho Amaral. “Estávamos ali, um grupo de pessoas que mal se conheciam, lutando pelo mesmo objetivo: representar o Brasil.” Beatriz atuou como gerente de recursos humanos na equipe.

Estágio

Após a competição, a Fiec contratou os seis alunos como estagiários remunerados para a montagem de oito equipes de trabalho com vistas à próxima edição da competição, que será realizada em 2016. “Esses alunos vão transmitir o conhecimento adquirido, treinarão e acompanharão novas equipes que queiram participar de um evento grandioso como esse”, diz Martini.

A Fiec é uma instituição municipal que participa do Pronatec desde 2013. Até o ano passado, por meio do programa, a instituição realizou mais de 4 mil matrículas, entre cursos técnicos concomitantes, subsequentes e de formação inicial e continuada, distribuídos entre os eixos tecnológicos de gestão e negócios, desenvolvimento educacional, infraestrutura, ambiente e saúde, controle e processos industriais, informação e comunicação, produção cultural e design, produção industrial e segurança.

*Do Portal do MEC


Reportar erro