Índice de acertos na prova da Fuvest é menor nas matérias de exatas

Média de acertos das matérias de exatas chega a ser metade das de humanas, como história, geografia e inglês


No próximo domingo (27) ocorre a primeira fase da prova da Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest) 2017, que seleciona candidatos para a Universidade de São Paulo (USP) e para a Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Neste período de reta final, é comum que aumente a ansiedade por parte dos candidatos, com o sonho de passar no mais concorrido vestibular do País, e que a concentração nos estudos seja nas matérias em que possuem maior dificuldade.

As questões das disciplinas matemática, física e química são as que obtiveram o menor índice geral de acertos na primeira fase da prova da Fuvest, entre as mais disputadas carreiras, segundo estudo efetuado pelo coordenador da turma medicina do curso Poliedro, Rodrigo Fulgêncio Mauro. “Uma das maneiras de se preparar é estudando a prova dos anos anteriores. Todas as matérias são fixadas de maneira mais eficiente resolvendo questões, tanto em simulados quanto no estudo individual pós-aula. Não deixe de fazer exercícios também em matérias como história, geografia, biologia e português”, indica o coordenador.

Segundo ele, a média de acertos das matérias de exatas chega a ser metade das de humanas, como história, geografia e inglês (ver quadro). Na avaliação de Medicina, por exemplo, a disciplina Matemática apresentou somente 29,5% em média geral de acertos, enquanto que em História, os candidatos obtiveram 68,4%. Uma comparação similar pode ser observada também nos testes para o ingresso em engenharia na politécnica, direito e economia e administração.

Índice de acertos na prova da Fuvest é menor nas matérias de exatas

Índice de acertos na prova da Fuvest é menor nas matérias de exatas

Gráficos: Sistema de Ensino Poliedro, com dados da Fuvest

A primeira fase do exame da Fuvest será constituída de 90 questões, sendo algumas interdisciplinares, e contemplará as seguintes disciplinas do ensino médio: biologia, física, geografia, história, inglês, matemática, português e química. Todas as questões serão de múltipla escolha. A duração total da prova é de cinco horas. “Na primeira fase é crucial o controle e gerenciamento de tempo. O método mais eficiente para maximizar a pontuação em uma prova teste é pulando as questões mais difíceis e deixando-as para o final”, orienta o coordenador do Poliedro.


Reportar erro