Literatura: Prosa Gótica

Conheça a literatura gótica e saiba mais sobre as suas características e as principais obras e autores deste estilo literário tão peculiar


A Literatura Gótica é um tipo de representação do Romantismo redirecionado para os lados misteriosos e obscuros do mesmo, tratando de temas que contradiziam os costumes e tradições da sociedade de sua época como morte, satanismo, sonhos e episódios de loucura, criando um tipo de literatura mais voltada para a fantasia.

Características

O estilo gótico de literatura teve início na região da Inglaterra no ano de 1764, século XVIII, com a publicação do livro do escritor Horace Walpole, O Castelo de Otranto. Naquela época este estilo literário possuía como elementos principais os castelos medievais, templos, florestas e destroços. Um dos pontos fortes de sua narrativa são os personagens melodramáticos, com bastante carga emocional, a fim de transmitir ao leitor o mais profundo de seus sentimentos. Cavaleiros, donzelas e seres vis eram bastante utilizados.

Literatura: Prosa Gótica

Imagem: Reprodução

Já a simbologia gótica era repetitiva e girava em torno de mistérios vindos de tempos passados, imprecações, previsões do futuro e manuscritos ocultos. Algumas narrativas podem recorrer a temas mais intensos do terror, como insanidade e distúrbios psicológicos, demônios, pavor e abusos sexuais, por exemplo. A intensidade dos romances e com que o “eu” interior dos personagens era descrita se destacava no estilo gótico. Devido a estes elementos era considerada uma produção de caráter marginal e batia de frente com a sociedade e seus valores.

Principais autores

Produzida em prosa, a literatura gótica foi introduzida no Brasil pelo escritor Álvares de Azevedo com as obras Noite na Taverna – uma série de contos – e Macário – uma peça teatral. Sempre com temas obscuros como o ambiente noturno, vampirismo, morte e amor. Na Europa influenciou escritores como Charles Baudelaire, Lord Byron – que mais tarde levantaria o estilo Byroniano –  e Mallarmé. Nos Estados Unidos Edgar Allan Poe foi um grande precursor enquanto que no Brasil os mais influenciados foram Augusto dos Anjos, Cruz e Souza e Alphonsus de Guimarães.

Obras do estilo gótico

Confira abaixo algumas das obras mais famosas de estilo gótico.

  • Oscar Wilde: O Retrato de Dorian Gray; O Fantasma de Canterville; O Filho da Estrela; Rosa Mystica; Flores de Ouro.
  • Augusto dos Anjos: Saudade; Eu e Outras Poesias (único livro de poemas); Psicologia de um Vencido; Versos íntimos.
  • Álvares de Azevedo: Lira dos Vinte Anos; Noite na Taverna.
  • Edgar Allan Poe: A Narrativa de Arthur Gordon Pym; O Gato Preto; O Corvo; A Filosofia da Composição; FairyLand; A Queda da Casa de Usher; Os Assassinatos da Rua Morgue; A Esfinge; A Máscara da Morte Rubra.
  • Lord Byron: Horas de Lazer; Poetas Ingleses e Críticos Escoceses; A Peregrinação de Childe Harold; O prisioneiro de Chillon; Manfred; Beppo; Don Juan.
  • Charles Baudelaire: As Flores do Mal; Os Paraísos Artificiais; Pequenos Poemas em Prosa; Miudezas.

Reportar erro