O que foi o New Deal?

O New Deal – em português, Novo Acordo – foi um conjunto de medidas socioeconômicas tomadas por um grupo economistas, no governo do presidente…


O New Deal – em português, Novo Acordo – foi um conjunto de medidas socioeconômicas tomadas por um grupo economistas, no governo do presidente Franklin Delano Roosevelt (1933 – 1937), dos Estados Unidos. Essas medidas visavam à estabilização da economia dos Estados Unidos, abalada com o crack (quebra) da Bolsa de Valores de Nova Iorque, em 1929.

New Deal

Foto: Reprodução

Até então, o país era regido pelo liberalismo econômico, ou seja, o Estado era proibido de intervir na economia. Segundo a lógica liberalista, se houvesse liberdade econômica, haveria mais condições do país ser mais rico.

Medidas tomadas no acordo

– Investimento na infraestrutura do país. Foram construídos hospitais, escolas rodovias, usinas, aeroportos, pontes, hidrelétricas e muitas outras obras. Além de viabilizar uma vida melhor para os cidadãos, o intuito era de oferecer empregos, pois com o crack da Bolsa muitos ficaram sem.

– Redução do horário de trabalho. Com 8h diárias de trabalho, as indústrias precisariam de mais mão de obra e assim seriam obrigadas a contratar mais pessoas.

– Incentivo a agricultura. Com empréstimos e auxílios a pequenas e grandes propriedades, o Governo ajudava os proprietários a pagar dívidas acumuladas, incentivava a variedade de gêneros agrícolas e atraía as pessoas para a zona rural, pois o êxodo rural estava em crescimento e gerando dificuldades sociais na zona urbana.

– Modificações nos sistemas. O Governo criou novas leis e passou a ter controle sobre o sistema financeiro e a controlá-lo. Assim, evitava fraudes e diminuía ricos bancários.

– Controle dos preços e dos produtos de empresas. Uma das causas da crise foi o aumento demasiado de produtos e o acordo foi feito para que o Governo tomasse controle do tamanho da produção, para evitar superprodução seguida de falência e controlar a inflação. Produtos básicos como o petróleo e o carvão também tiveram seus preços fixados.

Melhorias para a sociedade. Foi criada a Previdência Social, o Seguro Desemprego, seguro para idosos acima de 65 anos, proibição do trabalho infantil, legalização de sindicatos, aumento de salários e um tipo de ajuda para evitar a miséria em que estavam vivendo os desempregados.

O resultado

Foi bastante satisfatório. No começo da década de 40, o acordo já demonstrava resultados favoráveis. A Bolsa de Valores já voltara a funcionar bem, o índice de desemprego teve uma grande queda, a renda mensal dos trabalhadores aumentou, a produção ficou em um ritmo desejável e as exportações e vendas para o mercado interno aumentaram.

Escrito por Carol Oliveira


Reportar erro