Question tags

As question tags são perguntas curtas usadas no final das frases em inglês, com o objetivo de confirmar a informação anteriormente express. Confira!


As denominadas question tags são perguntas curtas usadas no final das frases em inglês, com o objetivo de confirmar a informação anteriormente expressa na mesma frase. Em português, “tag” pode ser traduzida como “acréscimo”.

Exemplos

Na língua portuguesa nós também encontramos as question tags e elas funcionam da mesma forma que no inglês. Alguns dos exemplos no nosso idioma são os seguintes:

Você vai à festa comigo, não vai?

Ele não é maior de idade, é?

No inglês, o equivalente, usando as question tags, seria assim:

You like to sing, don’t you? (Você gosta de cantar, não gosta?)

He is not shy, is he? (Ele não é tímido, é?)

Perceba que a oração principal da primeira frase é “You like to sing” e a question tag é “don’t you?”

Na segunda frase, a oração principal é “He is not shy” e a question tag é “is he?”

Question tags

Foto: Reprodução/ internet

Regras gerais

As regras gerais das question tags são as seguintes:

  • Antes de definir a question tag é necessário observar em que tempo verbal se encontra a oração principal, para saber o auxiliar que deverá ser utilizado na question tag;
  • Elas sempre vêm após vírgulas;
  • A question tag discordará da primeira declaração da frase. Quando a primeira parte da frase for afirmativa, a question tag será negativa e, quando ela for negativa, a question tag será negativa;
  • Quando a tag for negativa, ela deverá aparecer contraída. Assim sendo, nunca teremos uma question tag como “is not she?” ou “does not he?”. Observe os exemplos a seguir:

Dana can ride a bike, can’t she? (Dana sabe andar de bicicleta, não sabe?) (can + not = can’t = cannot).

Nicholas is your brother, isn’t he? (Nicholas é seu irmão, não é?)

Quando os verbos anômalos (can, could, might) estiverem na oração principal, eles também deverão ser usados na construção das question tags. Acompanhe os exemplos a seguir:

You can speak German, can’t you? (Você pode/consegue falar alemão, não pode/consegue?)

He couldn’t speak when he was 1 year old, could he? (Ele não podia/conseguia falar quando ele tinha 1 ano de idade, podia/conseguia?)

Formação

As tags questions são formadas por duas frases, sendo que a primeira é composta de um sujeito, um auxiliar, verbo principal e um complemento. Confira o exemplo a seguir:

You can ride a bike.

Já as segundas frases, as denominadas question tags, são compostas pelo auxiliar e pelo sujeito que compõe a primeira frase. Exemplo:

Can’t you?


Reportar erro