UFRGS abre inscrições para o Vestibular 2017

Provas serão aplicadas entre 8 e 11 de janeiro, em Porto Alegre, Bento Gonçalves, Tramandaí e Imbé


A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) recebe inscrições para o vestibular 2017 a partir de zero hora desta quinta-feira, dia 20 de outubro. São oferecidas 4.017 vagas em 91 cursos de graduação. O número de vagas corresponde a 70% do provimento total de 2017, sendo destinado o restante, 30%, ao Sistema de Seleção Unificada (SiSU), que utiliza a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O valor da inscrição é de R$ 120 e as isenções e os descontos já foram divulgados no próprio site do Vestibular.

As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pela Internet, no site da universidade até as 23h59 do dia 3 de novembro. A Comissão Permanente de Seleção (Coperse) disponibiliza computadores para os candidatos realizarem sua inscrição, via internet, na sua sede (Rua Ramiro Barcelos, 2574 – Portão K – Bairro Santa Cecília, Porto Alegre), de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 9h às 17h. Do total de vagas, 50% está reservado às ações afirmativas, destinadas exclusivamente a candidatos que cursaram todo o Ensino Médio em Escola Pública (confira o detalhamento abaixo) e que assinalarem sua opção no ato da inscrição.

Provas

O Concurso Vestibular será realizado entre os dias 8 e 11 de janeiro de 2017, em Porto Alegre, Bento Gonçalves, Tramandaí e Imbé, no Rio Grande do Sul. Serão aplicadas provas de Física, Literatura, Língua Estrangeira, Língua Portuguesa, Redação, Biologia, Química, Geografia, História e Matemática. No ato de inscrição, o candidato deverá optar por realizar uma das cinco provas de Língua Estrangeira: Alemão, Espanhol, Francês, Inglês ou Italiano, além de indicar sua opção em relação ao uso do escore das provas objetivas do Enem 2016 no cômputo de seu argumento de concorrência.

UFRGS abre inscrições para o Vestibular 2017

Foto: Gustavo Diehl/Reprodução Site UFRGS

Os estudantes que concorrem a vagas nos cursos de Artes Visuais – Bacharelado e Artes Visuais – Licenciatura, Música, Teatro e Teatro-Licenciatura realizarão, antes do Concurso Vestibular, uma prova de habilitação específica, entre os dias 20 a 25 de novembro. Os candidatos a esses cursos poderão indicar, quando de sua inscrição, uma opção alternativa de curso, para o caso de não aprovação na prova de habilitação específica.

Ações Afirmativas

O programa de Ações Afirmativas da UFRGS reserva no mínimo 50% das vagas em todos os cursos para estudantes oriundos de escolas públicas, de acordo com autodeclaração étnico-racial e faixa de renda (conforme edital). Ao todo, são mais de 2 mil vagas destinadas às cotas, distribuídas nas seguintes modalidades:

a) modalidade L1 – candidato egresso do Sistema Público de Ensino Médio com renda familiar bruta mensal igual ou inferior a 1,5 salário-mínimo nacional per capita;

b) modalidade L2 – candidato egresso Sistema Público de Ensino Médio com renda familiar bruta mensal igual ou inferior a 1,5 salário-mínimo nacional per capita autodeclarado preto, pardo ou indígena;

c) modalidade L3 – candidato egresso do Sistema Público de Ensino Médio independentemente da renda familiar;

d) modalidade L4 – candidato egresso do Sistema Público de Ensino Médio independentemente da renda familiar, autodeclarado preto, pardo ou indígena.

Os documentos necessários para comprovações no caso dos candidatos optantes pelas vagas reservadas encontram-se especificados no edital. A novidade para este concurso em relação aos anos anteriores é que as vagas para ingresso no primeiro e no segundo semestre serão distribuídas de acordo com a modalidade de ingresso: ampla concorrência e L1, L2, L3 e L4. A tabela completa com as vagas por modalidade e por semestre encontra-se no edital.

*Do Portal da UFRGS
Com adaptações


Reportar erro