O storytelling pode ser compreendido como um método que utiliza palavras, sons e/ou imagens para transmitir uma história, seja esta improvisada ou detalhadamente trabalhada.
Os elementos básicos das histórias e do storytelling envolvem o desenvolvimento de um enredo, personagens e ponto de vista narrativo. Uma história interessante é envolvente e encanta o público, somando fatores como um vocabulário adequado, a capacidade de despertar emoções, bons personagens, um enredo inteligente e elementos visuais, tais como imagens, ilustrações, vídeos, entre outros.
Veja também: Entenda o que é a técnica solilóquio [1]
A prática de contar histórias está profundamente enraizada na História da humanidade. Há milhares de anos, elas eram contadas oralmente, servindo para perpetuar a experiência dos antepassados. Nos dias atuais, existem cursos que abordam algumas técnicas usadas no storytelling, uma vez que essa aptidão pode ser desenvolvida e aplicada em alguma ferramenta.
Atualmente, muitas empresas escolhem o ato de contar histórias como o caminho para vender produtos e aproximar a marca de seu público-alvo, utilizando-se de características como uma boa narrativa interativa, visual, com diálogo realista e com apelo aos sentidos. Pode-se afirmar, portanto, que a prática de produzir narrativas admiráveis tem o objetivo de induzir o leitor ou ouvinte a comover-se com um discurso, seja oral ou impresso, abraçando a ideia que está sendo vendida.
Atualmente, o storytelling vem sendo cada vez mais adotado pelas empresas, podendo ser utilizado como estratégia de marketing, na campanha de publicidade de um produto, para motivar os colaboradores internos etc.
Veja também: Entenda o que é o Preciosismo [2]
É importante ressaltar que, para alcançar essa etapa, os empresários devem escutar a clientela com bastante atenção e colocar em prática algumas etapas fundamentais, como ouvir, aprender, descobrir, criar e encantar. Para alcançar o sucesso, não basta criar uma boa narrativa, é necessário saber transmiti-la corretamente ao público, ganhando a atenção, a confiança, o coração e a mente dos indivíduos.