Inglês

Verbos de ligação em inglês

Os verbos de ligação em inglês ou “linking verbs” são essenciais no momento de montar e criar frases na língua inglesa. Eles ajudam na coesão das mesmas e quando compreendidos e bem empregados costumam aumentar bastante a qualidade do idioma falado por quem o utiliza.

É tido como um verbo de ligação aquele que conecta a qualidade de um determinado objeto ou pessoa aquele objeto ou pessoa dentro de uma frase. Na língua portuguesa essa função é tida para nós como a de um adjetivo predicativo, enquanto no inglês eles são chamados de “linking verbs”, ou, verbos de ligação.

Como você poderá notar ao longo desse texto, quando utilizados, os verbos de ligação são sempre seguidos por adjetivos. Isso porque, eles ajudam a passar a ideia de determinada coisa ser ou estar daquela maneira.

Quais são os verbos de ligação em inglês?

Quando os verbos de ligação são utilizados eles costumam expressar um estado de determinado adjetivo que o segue, ou seja, não são verbos de ação. Costumam ser utilizados nas frases para explicar o ser ou estar de determinadas pessoas e coisas.

São chamados de ‘’linking” ou “de conexão” por que são os verbos [1] que conectam o sujeito ao resto das frases onde eles são empregados, adjetivando-os.

To be

O verbo de ligação mais comum na língua inglesa é o verbo to be. Por si só ele já cumpre a função de determinar o estado das coisas de acordo com os adjetivos que o seguem. Como você pode ver no seguinte exemplo:

I am thirsty. – Eu estou com sede.

Aqui, nós temos am (estou) cumprindo a função de verbo de ligação. Ele é nada mais que o verbo to be conjugado adequadamente para a 1ª pessoa do singular (I = eu).

Em seguida, nós temos thirsty (com sede) que é um adjetivo na língua inglesa e expressa o estado do sujeito da frase. Apresentando, assim, um registro perfeito de como funciona o verbo to be quando é utilizado enquanto verbo de ligação.

Veja outro exemplo:

She is beautiful wearing that red dress. – Ela está bonita usando aquele vestido vermelho.

Note que is (verbo to be conjugado para 3ª pessoa do singular feminino) pode significar tanto ser quanto estar.

Porém, esse exemplo ganha o viés de verbo de ligação ao expressar um estado, pois o interlocutor acha que ela esteja bonita com o vestido vermelho. O que não deixa de ser uma adjetivação ao sujeito em seguida do uso do verbo.

Observe outra frase:

They are quiet this morning. – Eles estão quietos essa manhã.

Da mesma forma como aconteceu no exemplo anterior, temos aqui are (verbo to be conjugado para a 2ª pessoa do plural) seguido do adjetivo quiet (quieto), representando o estado dos sujeitos.

Passado ou futuro

A função do verbo de ligação não existe apenas para o presente, se estivéssemos diante de exemplos no passado [2] ou no futuro o verbo to be continuaria a poder servir como verbo de ligação para situações em que for seguido por adjetivos, observe:

We were shocked by her death. – Nós ficamos chocados com a morte dela.

Tivemos aqui o verbo to be no past simple (were) conjugado adequadamente para we (nós), primeira pessoa do plural. E, em seguida, temos um adjetivo (shocked) que expressa o estado do sujeito diante de determinado fato ou notícia.

He will be surprised with the news. – Ele vai se surpreender com a novidade.

Da mesma forma, nós temos o to be no future simple conjugado adequadamente para a 3ª pessoa do singular: he (will be), seguido de um adjetivo (surprised), demonstrando como no futuro o estado do sujeito estará, cumprindo, dessa forma a função do verbo de ligação.

Os exemplos acima te ajudam a perceber que: o que transforma um verbo em um verbo de ligação em inglês é a função que ele cumpre em relação ao sujeito. Por exemplo, ligando-o a um adjetivo, descrevendo assim o seu estado. E isso pode se dar em qualquer dos tempos verbais [3] da língua.

Principais verbos de ligação no inglês

O verbo to be não é o único verbo de ligação em inglês. Abaixo você verá alguns que também cumprem essa função dentro de determinados contextos. Em seguida, você terá alguns exemplos ilustrativos de frases com esses verbos de ligação.

Para corroborar o seu entendimento, todos os adjetivos [4] que seguirão os verbos de ligação estarão sublinhados. Sendo assim, os principais verbos de ligação no inglês junto ao verbo to be, são:

To feel

Em português esse verbo vai significar: sentir/sentir-se/apalpar ou tatear, de acordo com o contexto em que ele seja empregado. E, você poderá percebê-lo como verbo de ligação em frases como as que aparecem abaixo:

To appear

Em português esse verbo poderá significar a depender do contexto: parecer/aparecer/surgir/comparecer ou figurar. Ele será um verbo de ligação sempre que dentro de um contexto onde ele seja aplicado você possa substituí-lo pelo verbo to be, sem que a frase perca sentido semântico. Observe:

Nenhuma dessas frases perderiam significado semântico se fossem escritas com o verbo to be na forma apropriada ao tempo que elas apresentam.

To seem

Dependendo do contexto o verbo acima pode ganhar em português o significado: parecer ou aparentar. E, você pode notar ele funcionar como verbo de ligação nas frases abaixo:

To remain

Para nós esse verbo terá o significado de: ficar/permanecer ou restar, a depender do contexto em que ele seja aplicado. E, enquanto um verbo de ligação você poderá vê-lo ser utilizado em frases como as que aparecem abaixo:

To smell

Quando nós utilizamos esse verbo na língua inglesa, o fazemos para frases em que no português poderíamos querer dizer: cheirar ou ter cheiro de. E, enquanto um verbo de ligação, você pode observar ele sendo usado em exemplos como:

To stay

Em português esse verbo terá o significado de: ficar/estar/permanecer/parar/atar/deter ou deter-se. E, você poderá vê-lo sendo utilizado como verbo de ligação em exemplos como:

To grow

É um verbo bastante utilizado quando em inglês você pretende montar frases que teriam em português a presença dos verbos: crescer/cultivar/tornar/medrar ou plantar. Você pode encontrar esse verbo sendo utilizado como de ligação em frases como:

Uma curiosidade que você deve ter reparado é que quando o verbo to grow cumpre a função de ‘’linking verb’’ ele também passará a ideia de que o adjetivo, ao qual ele liga o sujeito, é algo que acontece, aconteceu ou acontecerá de maneira gradativa. Assim como se dá o crescimento.

To continue

Em português as frases que contiverem esse verbo trarão nele a tradução possível de: continuar/prosseguir/seguir/avançar ou permanecer, a depender do contexto em que ele seja aplicado. Como um verbo de ligação você terá ele atuando em frases como:

To taste

Em português o verbo em questão pode ter o significado de: provar/experimentar ou ter gosto de. Porém, quando ele é utilizado enquanto um “linking verb’’, ele terá apenas o significado de: ‘’ter gosto de”. Como você poderá notar abaixo:

To turn

Os significados que esse verbo pode apresentar no português são: transformar/voltar/virar/tornar/transformar-se/girar/volver/tornear ou inclinar. Tudo dependerá do contexto em que seja ele utilizado. Enquanto verbo de ligação, ele pode ser utilizado em frases como as que você verá abaixo:

To prove

Em português esse verbo poderá ter a tradução de: demonstrar/comprovar ou provar. E você pode vê-lo sendo utilizado enquanto verbo de ligação em frases como:

Agora que você já conhece os principais verbos de ligação, que tal colocá-los em prática? Faça exercícios ou crie diálogos usando essas palavras. Assim, você vai conseguir treinar e expandir o seu vocabulário.