Vocabulário em inglês: Aprenda os nomes dos animais (animals)

Veja como nos referimos a algumas espécies de animais na língua inglesa

Ler esse texto até o final é essencial para que você aprenda o nome dos animais em inglês, ou animals, como eu gosto de chama-los desde já. Aqui você encontrará dicas sobre a pronúncia, a escrita e até mesmo ideias para atividades com os nomes de animais domésticos e selvagens.

Não é raro encontrar bastante material sobre animals quando o assunto é aprender inglês. O universo lúdico que o reino animal sugere é ideal para estimular o aprendizado de crianças e até mesmo de adultos a depender da metodologia utilizada para o ensino.

Quem nunca se sentiu maravilhado em um zoológico e quis aprender mais sobre cada um daqueles animais que ali vivem. Ou, passou uma noite de sexta-feira em casa preso naqueles programas jornalísticos que mostram a vida selvagem de algumas espécies: o que comem? Onde vivem?

Talvez a chave da nossa curiosidade sobre a vida selvagem seja por sermos animais racionais, como a música do Maroon 5 sugere. Por nos comportarmos como animais em diversas situações de nossa vida, como na conquista.

E também, o companheirismo deles quando domésticos, tornando-se parte das nossas famílias fazendo com que não seja difícil surgir o interesse e a identificação com o tema. Então, vamos aprender um pouco mais sobre eles aqui.

Os nomes de animais de A a Z

Aqui vamos aprender os nomes dos animais selvagens e domésticos. Bem como a pronúncia correta dessas palavras. Acompanhe!

Desenhos de vários animais

Existem os wild animals, os domestic animals e as subcategorias desses tipos (Foto: depositphotos)

Wild animals

Os animais selvagens em inglês são chamados de wild animals. Geralmente, são conhecidos por guardarem a característica fierce em sua personalidade, que para nós significa feroz, bravo.

Alguns exemplos de são:

ALLIGATOR – Jacaré
BEAR – urso
BUFFALO – búfalo
BULL – touro
CAMEL – camelo
CHIMPANZEE/CHIMP – chipanzé
CROCODILE – crocodilo
DEER – cervo, veado
ELEPHANT – elefante
FOX – raposa
GIRAFFE – girafa
GORILLA – gorila
HIPPOPOTAMUS – hipopótamo
LEOPARD – leopardo
LION – leão
LIZARD – lagarto
MONKEY – macaco
PANDA – urso panda
POLAR BEAR – urso polar
RABBIT – coelho
RHINOCEROS – rinoceronte
SNAKE – cobra
STAG – veado
TIGER – tigre
WOLF – lobo
ZEBRA – zebra

Birds

Os pássaros também são exemplos de animais, em sua maioria, selvagens. E algumas de suas espécies são:

BIRD OF PREY – ave de rapina
CROW – corvo
EAGLE – águia
HAWK – gavião, falcão
NIGHTINGALE – rouxinol
OSTRICH – avestruz
OWL – coruja
PATRIDGE – perdiz
PEACOCK – pavão
SPARROW – pardal
SWALLOW – andorinha
VULTURE – urubu
WOOD PECKER – pica-pau.

Quando nos referimos às aves em inglês podemos utilizar da palavra fowl que significará ave em seu sentido amplo.

Como também podemos nos utilizar das palavras water fowl se estivermos diante de uma ave aquática como: PENGUIN (pinguim), HERON (garça) e o FLAMINGO. O termo wild fowl também é utilizado em inglês e se refere às aves de caça ou aves selvagens, como o é o HAWK (falcão) e a EAGLE (águia).

Insects

Alguns exemplos de insects (insetos) são:

BEE – abelha
BEETLE – besouro
BUTTERFLY – borboleta
CRICKET – grilo
DRAGONFLY – libélula
FLEA – pulga
FLY – mosca
GRASSHOPPER – gafanhoto
LADY BUG – joaninha
MOSQUITO – pernilongo
MOTH – mariposa
WASP – vespa

Fish

Também podem ser considerados selvagens os fish (peixe) e sea animals (animais marinhos), e alguns exemplos deles são:

COD – bacalhau
CRAB – caranguejo
DOLPHIN – golfinho
EEL – enguia
LOBSTER – lagosta
MUSSEL – mexilhão/marisco
OYSTER – ostra
PRAWN – camarão
SALMON – salmão
SARDINE – sardinha
SEA LION – leão marinho
SEAL – foca
SHARK – tubarão
SHRIMP – camarão
SOLE – linguado
SQUID – lula
TROUT – truta
WHALE – baleia

Pronúncia

Na hora de pronunciar o nome de alguns animais selvagens existem alguns desafios que constantemente conduzem o aprendiz a erros. Por exemplo, na hora de falar em inglês o nome urso que acaba soando como cerveja.

O fonema necessário para pronunciar corretamente BEAR (urso) em inglês é: be(ə)r. Logo, a pronúncia se aproximará do som de E aberto para o português, enquanto BEER (cerveja) em inglês é dito bi(ə)r. Que para nós soa como o som de I fechado.

Ouvir músicas, filmes e seriados de forma constante (até mesmo aqueles documentários sobre a vida animal) são bastante úteis quando se planeja aprender um pouco mais sobre nome de animais em inglês, sua pronúncia correta, e, principalmente palavras relacionadas à vida animal.

Existem algumas curiosidades linguísticas que acabaram virando conteúdo artístico em produções cinematográficas como acontece em “Vida de Insetos”, animação produzida pela Disney em parceria com a Pixar.

Essa produção traz um personagem joaninha do sexo masculino bastante ranzinza pela própria etimologia de seu nome, visto que bug em inglês significa inseto e lady separado significa dama.

Juntos, LADY BUG significa joaninha, mas isso era motivo de várias piadas em torno do personagem que precisava firmar sua masculinidade a todo tempo para si e para os demais do grupo com quem vive aventuras.

Além de divertido e educativo, o filme é uma ótima ferramenta para entender um pouco mais sobre os insetos. Além de ouvir em inglês como seus sistemas funcionam e se organizam.

Domestic animals (pets)

Os animais domésticos chamados em inglês de domestic animals ou mais comumente de pets são aqueles que têm como característica o jeito gentle (manso, amável). Por isso, podem ser criados em casas e são tidos como companhias aos seres humanos que os cativam. Alguns exemplos de pets são:

BITCH – cadela
CAT – gato
DOG – cachorro, cão
GOLDFISH – peixinho dourado
GUINEA PIG – porquinho-da-índia
HAMSTER – hamster
PARROT – papagaio
TORTOISE – cágado
TURTLE – tartaruga

Vários animais domésticos

Cachorro, gato e tartaruga fazem parte desse grupo (Foto: depositphotos)

Farm animals

Também podem ser considerados domésticos os chamados farm animals (animais de fazenda) que alguns exemplos de seus nomes em inglês são:

CALF – bezerro
CHICK – pintinho
CHICKEN – frango
COCK – galo (mais utilizado no inglês britânico)
COW – vaca
DONKEY – burro, jumento
DUCK – pato
DUCKLING – patinho
FOAL – potro
GOAT – bode, cabra
GOOSE – ganso
HEN – galinha
HORSE – cavalo
LAMB – cordeiro, carneiro
MARE – égua
MULE – mula
OX – boi
PIG – porco
PIGLET – leitão
PONY – pônei
ROOSTER – galo
SHEEP – ovelha
TURKEY – peru

Diversos animais da fazenda

Porco, vaca, cavalo são alguns representantes desse grupo (Foto: depositphotos)

Existem ainda alguns animais pequenos, que, embora não sejam propriamente pets costumam aparecer em casas ou em fazendas. Além disso, algumas pessoas até mesmo fazem criações dos mesmos em jardins ou espaços de convivência dentro e fora do Brasil, onde alguns são mais comuns.

Mesmo os que não são tão aconselháveis se manter próximos. São exemplos destes pequenos animais:

RAT – rato
MOUSE – camundongo
SQUIRREL – esquilo
MOLE – toupeira
BAT – morcego
FROG – rã
TOAD – sapo
SNAIL – caracol
SLUG – lesma
SPIDER – aranha
SCORPION – escorpião

Pronúncia

Na hora de pronunciar o nome de alguns animais de estimação é preciso estar atento à como o nome dos filhotes destes são pronunciados em inglês. Isso poque, não é comum que os cachorrinhos ou gatinhos sejam chamados de little dogs ou little cats, em inglês.

Os filhotes têm nomes próprios, sendo puppy a palavra apropriada para falar de filhotes de cachorro/cachorrinho. Pronunciado como: ˈpəpē. E, os filhotes de gato ou gatinho são chamados em inglês de kitten, pronunciado como: ˈkitn.

Com demais animais, geralmente, quando precisamos nos referir aos filhotes dos mesmos usamos a palavra cub após o nome da espécie, seja de animal doméstico ou selvagem, pronunciada como: kəb.

Logo, se eu quiser dizer em inglês: filhote de urso direi bear cub. Filhote de macaco será monkey cub, e assim sucessivamente.

Atividades: os animais em inglês

Diversas atividades podem ser propostas quando a intenção é praticar os animais em inglês como vocabulário prático, seja em aula ou em memorização de conteúdo a ser feita sozinho em casa pelo aprendiz.

Algo bastante interessante enquanto atividade pode ser um jogo da memória em que tem-se que parear a figura do animal com seu nome em inglês, isso ajuda bastante a desenvolver o léxico mental sobre o conteúdo.

Outra atividade prática que pode ser bastante útil quando o tema são animais é treinar como são suas formas singulares e plurais em inglês. Assim você associa conteúdo gramatical ao novo vocabulário que está sendo apreendido com o tema.

Estimular a produção textual de acordo com o universo animal também pode ser uma ótima forma de praticar o vocabulário proposto. Por exemplo, construir um zoológico com desenhos feitos pelo próprio aprendiz e o intuito de nomear as placas das jaulas em inglês.

Também pode ser interessante falar sobre os animais domésticos que você tem ou que já teve em sua casa. Com isso, você tem uma forma prazerosa de memorização.

Aprimorar o inglês com o animais

Pesquisar os comportamentos do reino animal poderá aumentar seu vocabulário em diversas novas palavras da língua inglesa. Além disso, vai fazer você perceber algumas variações de verbos e substantivos como acontece, por exemplo, em:

BREEDraça de animal.
My sister’s dog is a poodle bread. –  O cachorro da minha irmã é da raça poodle.

BREEDINGcriação de animais e plantas.
My uncle has an oxen breeding on his farm. – Meu tio tem uma criação de bois em sua fazenda.

TO BREEDreproduzir-se, procriar.
Some birds only breed in summer.Alguns pássaros só se reproduzem no verão.

Além de outras palavras que são bastante importantes quando o assunto é criar animais, como o verbo: TO FEED. Que, em inglês, significa alimentar/dar comida para. E pode ser utilizado nos exemplos:

You’d better feed the dog before going to work – É melhor você dar comida ao cachorro antes de ir pro trabalho.

Don’t forget to feed the sheep. – Não se esqueça de alimentar as ovelhas.

Outro exemplo de verbo que pode ser bastante utilizado para falar sobre animais é TO ATTACK, que, em português significa: atacar. Como você pode observar a utilização no trecho abaixo:

Even though they have a sinister reputation, snakes are almost always more scared of you than you are of them. Most snakes will not aggressive atack humans without provocation – Embora tenham uma reputação sinistra as cobras quase sempre têm mais medo de você que você tem delas. A maior parte das cobras não atacarão agressivamente os humanos sem provocação.

Quanto aos animais domésticos, nós temos alguns exemplos de verbos que serão bastante utilizados por quem decide criar cachorros em casa, que são:

TO BARKlatir.
TO BITEmorder.

E que podem ser utilizados em frases como:

Does your dog bite? – Seu cachorro morde?
Don’t worry, my dog will only bark at you in the beginning – Não se preocupe, meu cachorro só latirá pra você no começo.

Já quem decidir criar gatos em casa vai usar bastante o verbo:

TO SCRATCH arranhar.

Como no exemplo:

Mom is so mad because my kitten scratched at the entire couch – A mamãe está furiosa comigo por que meu gatinho arranhou o sofá inteiro.
Last night the neighboor’s cat scratched my door. – Noite passada o gato do vizinho arranhou minha porta.

Observou como os animais além de serem criaturas bastante interessantes podem ainda te ensinar muito sobre amor, sustentabilidade e até inglês? Continue acompanhando as atualizações do Estudo Prático e contextualize suas necessidades com nossa maneira fácil de te ensinar vocabulários novos.