A conquista da lua pelo homem

Ainda quando o homem não era dotado de um elevado nível intelectual e nem mesmo tinha à disposição avançados recursos tecnológicos a lua já…


Ainda quando o homem não era dotado de um elevado nível intelectual e nem mesmo tinha à disposição avançados recursos tecnológicos a lua já era motivo de cobiça para ser explorada. Sobre o astro, o homem sempre tinha uma concepção mística, em que durante certo tempo passou a ser encarada como um deus/deusa.

Entretanto, com o passar dos anos e o progresso da astronomia a ideia mística que existia acerca da lua foi sendo desfeita. A partir daí, o astro passou a ser considerado um corpo integrante do sistema solar e satélite natural do planeta Terra.

Corrida rumo ao espaço – Soviéticos

A evolução tecnológica crescia e, paralelamente, o desejo do homem em desvendar o desconhecido e chegar à lua pela primeira vez desde o começo da vida no globo terrestre. Obviamente, tão vontade não era simplesmente própria do ser humano, mas também uma disputa política acerca de qual nação iria ser a primeira a conseguir cruzar a atmosfera da Terra.

Foi então a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) que, em pleno período da Guerra Fria, enviou ao espaço o primeiro satélite artificial (Sputnik I) para orbitar a Terra. Tal conquista ocorreu em 1957, feito que deixou os soviéticos à frente do Estados Unidos.

Passados poucos dias do lançamento do Sputnik, a URSS lançou um novo foguete ao espaço. Desta vez, a aeronave espacial cruzou a atmosfera do Planeta levando o primeiro ser vivo ao espaço, uma cadela batizada de Laika.

A conquista da lua pelo homem

Foto: Reprodução

 

Americanos e o primeiro humano na lua

A disputa entre a URSS e os EUA pela conquista do espaço só aumentava com o passar do tempo. E foi em 1961 que o presidente americano John F. Kennedy fez o anúncio de que os Estados Unidos seria a primeira nação no mundo a enviar um humano até a lua.

Quatro anos mais tarde, em 1965, o programa americano Apollo foi inaugurado com o propósito de levar o primeiro homem à lua. Tragicamente, o foguete Apollo 1 não obteve uma missão bem sucedida e, três astronautas americanos morreram.

Todavia, quatro anos depois, em 1969, uma nova aeronave espacial era lançada rumo ao espaço: a Apollo 11. E foi por meio dessa que o astronauta Neil Armstrong, seguido dos companheiros de missão Edwin Aldrin e Michael Collins, foi o primeiro homem a pisar na lua.

Conspiração

Os soviéticos contestam a versão americana de 1969. Eles afirmam que nessa época os Estados Unidos ainda não teriam tecnologia suficiente para colocar um homem em solo lunar. E ainda dizem que tudo teria sido encenado em um estúdio de TV no estado americano de Nevada, e que as gravações da encenação da suposta ida do homem a lua teriam sido dirigidas pelo cineasta americano Stanley Kubrick.


Reportar erro