A decomposição

Trata-se, basicamente, de um processo feito por fungos e bactérias. E pode ser considerado como uma espécie de limpeza natural do meio ambiente


O planeta Terra e todos as espécies que habitam nele funcionam como uma grande máquina. Essa estrutura pode ser dividida pelas atividades de produção, consumo e decomposição. Para cada etapa dessa há seres vivos responsáveis pela sua execução, chamados de produtores, consumidores e decompositores, respectivamente.

Neste artigo, iremos tratar exclusivamente dos decompositores e do processo realizado por eles: a descomposição. Basicamente, trata-se de fungos e bactérias, as duas espécies capazes de degradar os restos de seres vivos, agindo como se fossem “vassouras” do meio ambiente. Assim, na natureza nada se perde, tudo se transforma.

O que é decomposição?

Decompor-se é um processo natural que ocorre com os animais e vegetais após a morte. Uma tarefa realizada por seres heterotróficos, isto é, que não produzem seu próprio alimento e, por isso, se alimentam de produtos já existentes, nesse caso, os restos mortais de outros seres. Como exemplo dessas espécies, tem-se os fungos e as bactérias.

A decomposição é de extrema importância para o meio ambiente e o ciclo de vida. Através dela, os nutrientes contidos em seres mortos são reaproveitados. Como dito, é uma verdadeira engrenagem. Enquanto bactérias e fungos decompõe seres mortos, eles estão se alimentando e, ao mesmo tempo, liberam sais minerais e nutrientes. Estes serão elementos fundamentais para as plantas, por exemplo.

A decomposição

Foto: Pixabay

Além disso, sem a presença dos decompositores e de suas tarefas, o Planeta Terra seria um lugar difícil de viver. Isso porque seria praticamente impossível andar normalmente sobre os espaços, haja vista que seria grande a quantidade de cadáveres, como restos de animais, vegetais e de outros seres.

Fatores necessários para o processo de decomposição

É importante lembrar que para ocorrer a degradação de seres mortos, é preciso ter outros elementos em harmonia. Um deles é o próprio decompositor, pois, sem ele é impossível de acontecer esse processo. Porém, além desse se faz necessário outros fatores. Sem os mesmos a decomposição fica lenta ou simplesmente não é concluída, são eles:

  • Umidade: Esse elemento natural permite que mais micro-organismos se formem e que os esporos germinem com mais intensidade, facilitando a decomposição e agilizando esse processo;
  • Calor: Também é importante para acelerar o trabalho dos decompositores, uma vez que ele favorece o surgimento de mais fungos e bactérias;
  • Oxigênio: Indispensável na respiração celular e, consequentemente, na tarefa de decompor-se.

Um fator externo que interfere no processo de decomposição é o congelamento, Muitas vezes, quando as pessoas não querem que os alimentos “se estraguem”, elas acabam guardando os mesmos na geladeira. O gelo evita a formação de agentes decompositores e, de quebra, colabora para a preservação do produto.


Reportar erro