A história da centenária Copa América de Futebol

Há exatos 100 anos acontecia a primeira Copa da América e, agora, pela primeira vez será sediada fora da América do Sul, nos Estados Unidos


Há exatos 100 anos acontecia a primeira Copa da América. Ela é o campeonato de futebol mais antigo que continua sendo disputado até os dias de hoje. E agora, pela primeira vez será sediado fora da América do Sul, nos Estados Unidos. Para comemorar o centenário, juntará, também de forma inédita, 16 seleções.

O início da Copa América

Argentina, Chile, Uruguai e Brasil foram os países que jogaram o primeiro torneio internacional do continente com mais de dois participantes. As três primeiras edições foram vencidas pelo Uruguai. Foi quando em 1919, sediando o campeonato pela primeira vez, o Brasil derrotou a então invicta seleção com um placar de 1 a 0.

Ilustração da Copa América 2016

Imagem: Conmebol/ Divulgação

Perdendo apenas para os jogos olímpicos a Copa da América já foi considerada um dos torneios esportivos mais importantes do mundo e é até hoje a principal competição entre seleções de futebol das nações da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol).

Edição centenária do torneio

A edição de 2016 será mais que especial. Em quase 60 anos, pela primeira vez as Américas se unirão em um torneio, desde o Campeonato Pan-Americano de Futebol de 1960. Na etapa centenária da competição, a Conmbeol estabeleceu como integrantes as seleções do Brasil, Argentina, Uruguai, Chile, Paraguai, Venezuela, Colômbia, Equador, Peru e Bolívia e a Confederação de Futebol da América do Norte (Concacaf) os Estados Unidos, México, Costa Rica, Jamaica, Panamá e Haiti.


Reportar erro