A Origem do Homem

A origem do homem “macaco”, suas conquistas e descobertas durante a Pré-História. Confira um resumo de como ocorreu sua evolução


As informações reunidas sobre a origem do homem durante a Pré-História ainda são escassas – considerando que o surgimento dos primeiros ancestrais da raça humana ocorreu há 3,5 – 4 milhões de anos. Contudo, o material reunido até hoje é suficiente para o conhecimento básico sobre a evolução do homem e os períodos da Pré-História, que se dividem principalmente em:

  • Paleolítico (500.000 a.C. a 8.000 a.C.): Também conhecido como “idade da pedra lascada”. Dividido em Paleolítico Inferior (500.000 a.C. a 30.000 a.C.) e Paleolítico Inferior (30.000 a.C. a 8.000 a.C.).
  • Neolítico (8.000 a.C. a 5.000 a.C.): Chamado de “a nova idade da pedra”.
  • Idade dos Metais (5.000 a.C. a 4.000 a.C.): Possui três subdivisões (Idade do Cobre, Idade do Bronze e Idade do Ferro).

A evolução do gênero Homo

  • Australopithecus: Antecessor do gênero Homo e mais antigo hominídeo conhecido – estima-se que apareceu há cerca de 3,9 milhões de anos. Quanto às características físicas: possuía crânio pequeno (e consequentemente, um cérebro menor), era bípede e tinha postura ereta.
  • Homo Habilis: Hominídeo que viveu há cerca de 2,5 milhões de anos. Como possuía um cérebro maior que o Australopithecus, era mais habilidoso (principalmente com as mãos) e inteligente. Foi o primeiro a produzir ferramentas para a caça, pois a carne era seu principal alimento.
  • Homo Erectus: Sucessor do Homo Habilis, que viveu entre 1,8 milhões de anos e 300,000 anos atrás, aproximadamente. Seu cérebro e seu tamanho ficaram maiores e suas conquistas também: “descobriu” o fogo e foi responsável pelo processo migratório para fora da África.
  • Homo Sapiens: Única espécie do gênero Homo que não foi extinta, surgiu há 200 mil anos. Alguns historiadores acreditam que o Homo Neanderthalensis pertença a ela e que teria coexistido com o Homo Sapiens moderno durante algum tempo, pelas semelhanças de comportamento que ambas apresentam. Tem um cérebro altamente desenvolvido, é capaz de solucionar problemas usando a razão e se comunica com outros da mesma espécie facilmente (desenvolveu a habilidade da linguagem).

O Homem e o Macaco

Nem Charles Darwin afirmou que o homem seria descendente do macaco. Essa informação equivocada circula por culpa de uma pequena confusão de ideias: a Teoria da Evolução afirma que o homem e os demais primatas (incluindo o macaco) têm em comum algum ancestral, que não seria um hominídeo ou sequer um macaco, diferente do que muitas pessoas pensam. Daquele ancestral, surgiram vários gêneros, onde se encontra a principal diferença entre o homem e o macaco: gêneros diferentes. Enquanto o macaco pertence ao Macaca , o outro pertence ao Homo. Portanto, o Homo Sapiens não possui nenhuma ligação direta com o macaco em sua evolução. É como se fossem apenas parentes muito distantes.

Origem do Homem – Fotos da Evolução

Australopithecus, o hominídeo mais antigo. | Imagem: Reprodução

 

Homo Habilis

Homo Habilis – viveu há mais de 2,5 milhões de anos! | Imagem: Reprodução

 

Homo Erectus

Homo Erectus, o sucessor do Homo Habilis. | Imagem: Reprodução

 

Homo Sapiens

Homo Sapiens – a única espécie que ainda não foi extinta. | Imagem: Reprodução


Reportar erro