Cidade-estado

O nome “cidade-estado” é um sistema político de governo em uma cidade que seja independente. Enquadra-se no termo apenas a que exerce soberania em…


O nome “cidade-estado” é um sistema político de governo em uma cidade que seja independente. Enquadra-se no termo apenas a que exerce soberania em seu território e não dependa de ajuda de outros estados na administração daquele local. Atualmente existem algumas cidades que viraram pequenos países e são consideradas cidades-estados como, por exemplo, o Vaticano.

Cidade-estado

Foto: Reprodução

Origem

Esta forma de governar surgiu no século VIII a.C. A estrutura foi muito utilizada na antiguidade, onde grande parte das cidades possuíam o próprio monarca, linguagem e até a própria religião. Isso era possível, principalmente, pelo trabalho em conjunto, a população da época não era tão sedentária e o método de governo atual que vivemos nem era cogitado ainda.

Umas das referências ao termo é a Grécia antiga. Os gregos formaram as suas “pólis”, o nome foi dado para as cidades autônomas da época. Hoje em dia a palavra “política” vem da palavra “pólis”. Na Era Arcaica esta o ápice da cidade-estado, ali deram início ao atual conceito de cidadania. A cidade que mais se destacou foi Atenas, até hoje é conhecida como o “berço da democracia” e ficou famoso pela beleza natural.

Elas tinham uma grande massa de cidadãos, prontos para prestarem serviço ao Estado. Todos os que eram cidadãos sem distinção, se eram pobres ou ricos, tinham direitos políticos, no interior de cada uma havia certa organização, com privilégios para os homens cidadãos, cidadãs, crianças, estrangeiros e também escravos. Não eram considerados integrantes do Estado os escravos e os estrangeiros.

Engana-se quem pensa que só existia na Grécia essa estrutura governamental. Na Itália apareceram algumas cidades baseados neste sistema de governo, mas diferente do modelo pólis da Grécia. As primeiras a surgirem naquele território foram as cidades de Amalfi e Veneza.

A estrutura governamental na América               

As mais influentes da América surgiram na parte central do continente. Mas a região foi dominada pela cidade de Tolteca, assim como uma menor chamada Texcoco, essa cidade surgiu aproximadamente nos anos de 1.200 as margens do lago com o mesmo nome. O local serviu de base para ataques dos espanhóis contra a que hoje é a capital do país do México.

Algumas das cidades na América Central mantiveram comércios. Acredita-se que tiveram ligações comerciais com o povo que estava na América do Sul próximo a Cordilheira do Andes.

Cidade-estado na atualidade

Considerada uma cidade-estado nos dias de hoje é o Vaticano, existente desde 1929. Quem governa é o bispo de Roma, o Papa. Grande parte dos funcionários públicos são clérigos católicos de várias origens raciais, étnicas e nacionais.


Reportar erro