Conheça a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Eleita como a melhor universidade do Norte e Nordeste, a Universidade Federal de Pernambuco ocupa também o 7º lugar no ranking nacional


Eleita como a melhor universidade do Norte e Nordeste, a Universidade Federal de Pernambuco ocupa também o 7º lugar no ranking nacional publicado pelo jornal Folha de São Paulo.

Criada na década de 60, a UFPE tem como precursora a Faculdade de Direito de Olinda que foi instituída por Dom Pedro I. Anos mais tarde, a faculdade saiu da região metropolitana e se instalou na capital pernambucana, passando a se chamar Faculdade de Direito do Recife. Depois uniu-se as faculdades de Medicina, Filosofia e Belas Artes e formaria assim o núcleo base para a instituição tal como conhecemos hoje em dia.

Em 1946, houve a formação da Universidade do Recife. Dois anos mais tarde começou a construção do campus universitário. Somente em 1965 ela foi federalizada.

conheca-a-universidade-federal-de-pernambuco-ufpe-2

Foto: reprodução/UFPE

 

Atualmente, ela conta com três campus, localizados em Recife, Caruaru e em Vitória de Santo Antão. Ao todo são 12 centros acadêmicos que oferecem 100 cursos presenciais e cinco à distância. Além desses, há 71 mestrados acadêmicos, 11 mestrados profissionais, 51 doutorados e 56 cursos de especialização. Para tanto, são matriculados na UFPE 30.678 alunos, 2.834 professores e 4.184 servidores.

Cursos e especializações disponíveis

Os cursos disponíveis em Recife são: Administração, Arqueologia, Arquitetura, Artes Visuais, Biblioteconomia, Biomedicina, Ciências Atuariais, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Ciência da Computação, Ciência Política, com ênfase em Relações Internacionais, Ciências Sociais, Cinema, Comunicação Social, nas habilitações Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Rádio e TV, Dança, Direito, Design, Ciências Econômicas, Educação Física e Enfermagem.

Na área de engenharia existem as especializações em Engenharia Biomédica, Cartográfica, Computação, Energia, Minas, Elétrica, Eletrônica, Mecânica, de Materiais, de Controle e Automação, Civil, de Alimentos, de Produção, Naval e Química.

A UFPE também oferece o ensino superior em: Estatística, Expressão Gráfica, Farmácia, Filosofia, Física, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Geografia, Geologia, Gestão da Informação, História, Hotelaria, Letras, Matemática, Medicina, Museologia, Música, Nutrição, Oceanografia, Odontologia, Pedagogia, Psicologia, Química Industrial, Química, Secretariado, Serviço Social, Sistemas de Informação, Terapia Ocupacional, Teatro e Turismo.

No campus do Agreste, em Caruaru, os alunos podem escolher os seguintes: Administração, Química, Design, Ciências Econômicas, Matemática, Medicina, Física, Engenharia Civil e Engenharia de Produção.

Em Vitória do Santo Antão, são: Nutrição, Ciências Biológicas, Saúde Coletiva e Enfermagem. Já em Garanhuns o estudante poderá cursar Engenharia de Alimentos na UFPE.

Estrutura da UFPE

Durante a formação profissional, os alunos, professores e pesquisadores têm a sua disposição, uma estrutura completa para de apoio formada para seguintes núcleos: Biblioteca Central, Editora Universitária, Hospital das Clínicas, Núcleo de Educação Física e Desportos, Laboratório de imunopatologia, Núcleo de hotelaria e turismo, Núcleo de saúde pública e desenvolvimento social, Núcleo de tecnologia da informação e o Núcleo de TV e rádio universitárias.


Reportar erro