Conheça a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

A Universidade Federal de Santa Catarina foi eleita a quinta melhor instituição de ensino superior da América Latina


Eleita pelo Webometrics Ranking of World Universities, a quinta melhor instituição de ensino superior da América Latina, a Universidade Federal de Santa Catarina, a UFSC, tem sede na capital do estado, Florianópolis.

Ao todo, a instituição do Governo Federal oferece 83 cursos de graduação e 88 cursos de pós-graduação. Além disso, possui campus espalhados pelas cidades de Araranguá, inaugurado em 2009, em Blumenau, cujas atividades iniciaram em 2014, e os campus nas cidades de Curitibanos e Joinville.

Atualmente, com mais de 35 mil alunos, a universidade atende 21.425 estudantes matriculados na graduação presencial, 5.797 de graduação à distância, 2.693 alunos de especialização, 3.303 mestrandos e 2.109 doutorandos. Já os professores passam de 1.600.

conheca-a-universidade-federal-de-santa-catarina-ufsc

Foto: reprodução/Jair Quint

Estrutura e cursos da UFSC

Com doze centros de ensino, os universitários estão distribuídos no Centros Tecnológico, Socioeconômico, Filosofia e Ciências Humanos, Engenharias de Mobilidade, Desportos, Comunicação e Expressão, Ciência Jurídicas, Ciências Físicas e Matemáticas, Ciências da Saúde, Ciências da Educação, Ciências Biológica e o Centro de Ciências Agrárias.

Os cursos disponíveis na Universidade Federal de Santa Catarina são: Administração, Agronomia, Antropologia, Arquitetura e Urbanismo, Arquivologia, Artes Cênicas, Bacharelado Interdisciplinar em Mobilidade, Biblioteconomia, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Ciências da Computação, Ciência e Tecnologia de Alimentos, Ciências Econômicas, Ciências Sociais, Cinema, Design, Direito, Educação Física e Enfermagem.

A instituição federal ainda oferece vagas para diversas engenharias, como: Automotiva, Aeroespacial, Civil, de Alimentos, de Aquicultura, de Computação, de Controle e Automação, de Controle e Automação, Energia, de Infraestrutura, de Materiais, de Produção Civil, de Produção Elétrica, de Produção Mecânica, de Transportes e Logística, Elétrica, Eletrônica, Ferroviária e Metroviária, Florestal, Mecânica, Engenharia Mecatrônica, Naval, Química, Sanitária e Ambiental e Engenharia Têxtil.

Outras formações lecionadas são: Farmácia, Filosofia, Física, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Geografia, Geologia, História, Jornalismo, Matemática, Matemática e Computação Científica, Medicina, Medicina Veterinária, Meteorologia, Museologia, Nutrição, Oceanografia, Odontologia, Pedagogia, Psicologia, Química, Relações Internacionais, Secretariado Executivo, Serviço Social, Sistemas de Informação, Tecnologias da Informação e Comunicação e Zootecnia.

Ainda é possível se matricular para o curso de letras, que habilita para sete idiomas diferentes, a saber: Língua Alemã, Espanhola, Francesa, Inglesa, Italiana, Libras e Portuguesa. Alguns cursos foram implantados mais recentemente, como Design de produto, Design de animação, Ciência e Tecnologia Agroalimentar.

Além dos centros acadêmicos, a Universidade Federal de Santa Catarina, a UFSC, também possui em sua estrutura um restaurante universitário, a biblioteca, o Hospital Universitário, o Centro de Cultura e Eventos, o de Convivência, o Museu, o Planetário, a Fazenda Experimental e o Laboratório de Computadores.


Reportar erro