Conheça a Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Conheça a história e os cursos oferecidos pela Universidade Federal do Tocantins, que conta com sete campi espalhados pelo estado


A Universidade Federal do Tocantins (UFT) é uma instituição de ensino superior pública federal, sediada na cidade de Palmas, capital do estado do Tocantins.

Além da capital, a universidade também possui campi nas cidades de Araguaína, Arraias, Gurupi, Miracema do Tocantins, Porto Nacional e Tocantinópolis.

História

A história da UFT remonta à época em que a região do Tocantins ainda era parte do estado de Goiás. Em 12 de agosto de 1963, o governo do estado de Goiás criou a Faculdade de Filosofia do Norte-Goiano (FAFING), com sede na cidade de Porto Nacional. Em 30 de maio de 1984, a FAFING foi transformada em autarquia pela lei estadual nº 9.449.

conheca-a-universidade-federal-do-tocantins-uft

Foto: reprodução/UFT

Em 1989, a Faculdade de Filosofia transformou-se no Centro Universitário de Porto Nacional e, em 1990, passou a ser a Universidade do Tocantins (Unitins). Em 2003, o campus da Unitins foi transferido para a UFT.

A Universidade Federal do Tocantins (UFT) foi criada em 23 de outubro de 2000, mas as suas atividades só se iniciaram em maio de 2003. Os campi da UFT contam com salas de aula amplas e arejadas, ambientes de estudo, bibliotecas setoriais e laboratórios de informática.

Campi e cursos oferecidos

A Universidade Federal do Tocantins possui mais de 10 mil alunos matriculados em seus 43 cursos de graduação, que estão divididos pelos seus campi. Além dos cursos de graduação, a UFT também oferece programas de mestrado e doutorado.

Confira a seguir quais são os cursos de graduação oferecidos por essa instituição de ensino superior:

Campus Palmas

Cursos oferecidos: Comunicação Social – Jornalismo, Artes, Filosofia, Pedagogia, Administração, Arquitetura e Urbanismo, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Direito, Ciência da Computação, Engenharia Ambiental, Engenharia de Alimentos, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Enfermagem, Medicina e Nutrição.

Campus Araguaína

Cursos oferecidos: Medicina, Medicina Veterinária, Zootecnia, Geografia, História, Letras (Português/Inglês), Biologia, Ciências e Matemática, Física, Química, Cooperativismo (Tecnólogo), Logística e Turismo (Tecnólogo).

Campus Gurupi

Cursos oferecidos: Agronomia, Engenharia em Biotecnologia e Bioprocessos, Engenharia Florestal, Ciências Biológicas e Química Ambiental.

Campus Porto Nacional

Cursos oferecidos: Ciências Biológicas, Geografia, História, Letras (Português/Inglês), Letras (Libras) e Relações Internacionais.

Campus Tocantinópolis

Cursos oferecidos: Pedagogia, Ciências Sociais, Educação Física e Educação do Campo.

Campus Arraias

Cursos oferecidos: Pedagogia, Matemática, Turismo Patrimonial e Socioambiental, Biologia (EaD), Educação do Campo.

Campus Miracema

Cursos oferecidos: Pedagogia, Psicologia e Serviço Social.


Reportar erro