Conheça a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)

Atualmente a instituição oferece vários cursos de graduação nas mais diferentes áreas do conhecimento, além de pós-graduação e ensino à distância


A Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) é uma instituição pública federal de ensino superior brasileira, cuja reitoria está localizada em Mossoró, no estado do Rio Grande do Norte.

Ela também possui unidades representativas nos municípios de Angicos, Caraúbas e Pau dos Ferros. Atualmente a instituição oferece 40 cursos de graduação nas mais diferentes áreas do conhecimento e 16 de pós-graduação.

A história da instituição começa com a criação da Escola Superior de Agricultura de Mossoró (Esam) pela Prefeitura Municipal de Mossoró, através do Decreto número 03/67 de 18 de abril de 1967. Ela foi inaugurada em 22 de dezembro do mesmo ano. Nesse período, ela teve como mantenedora o Instituto Nacional de Desenvolvimento Agrário (INDA).

conheca-a-universidade-federal-rural-do-semi-arido-ufersa

Foto: reprodução/UFERSA

Foi incorporada à Rede Federal de Ensino Superior, como Autarquia em Regime Especial em 1969, dois anos após sua criação, através do Decreto-lei número 1036, de 21 de outubro de 1969. A Esam possuía quatro cursos de graduação: Agronomia, Medicina Veterinária, Zootecnia e Engenharia Agrícola.

O Curso de Agronomia foi autorizado a funcionar pelo Egrégio Conselho Estadual de Educação, com o primeiro vestibular sendo realizado em 1968. Já curso de Medicina veterinária foi aprovado pelo Ministério da Educação (MEC) em 26 de dezembro de 1994, através de portaria ministerial nº 376, de 5 de março de 2001.

A instituição passa a figurar como Universidade em 29 de julho de 2005, através da lei nº 11.155, publicada no Diário Oficial da União no dia 1º de agosto de 2005, na seção 1, nº 146.

Cursos Ministrados

Entre as diversas opções de curso oferecida pela UFERSA estão: Ciência e Tecnologia, Computação, Computação e Informática, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Matemática e Sistemas de Informação, esse na cidade de Angicos. Já em Caraúbas, as áreas evidenciadas são: Ciência e Tecnologia, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Letras (Inglês/Libras). Ainda tem a cidade de Pau dos Ferros, com o curso de Ciência e Tecnologia.

Mossoró é a principal sede da universidade, com cursos nas áreas de Administração, Agronomia, Biotecnologia, Ciências Biológicas, Ciência e Tecnologia, Ciência da Computação, Ciências Contábeis, Direito, Ecologia, Engenharia Agrícola e Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Energia, Engenharia de Pesca, Engenharia de Petróleo, Engenharia Florestal, Engenharia de Produção, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, licenciatura em Educação do Campo, Matemática, Mecanização Agrícola, Medicina Veterinária e Zootecnia.

Educação à distância

Além de todos os cursos a nível presencial que a UFERSA oferece, para atender os alunos que não têm condições de participar das aulas, a instituição trabalha com uma gama de cursos à distância. Podem ser listados: Licenciaturas em Computação, Física e Matemática e Tecnologia em Gestão Pública. Mais informações podem ser conseguidas através do site: nead.ufersa.edu.br.

Vestibular

Para concorrer a uma das vagas nos cursos oferecidos pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido, os alunos devem realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que foi adotado como substituto do vestibular. O processo seletivo é feito pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU), por isso os alunos devem ficar de olho nas regras e nos prazos para inscrição.


Reportar erro