Conheça a cultura dos Incas

Confira quais são os aspectos mais importantes da cultura da civilização Inca e entenda sua ascensão e declínio


A região do Peru localizada na Cordilheira dos Andes já foi morada de uma das maiores civilizações antigas. Os Incas, palavra que significa os filhos do sol, são descendentes dos povos quíchuas e tornaram-se um Império devido à forma rigorosa de organização e hierarquização.

Fundado por Manco Capac, a civilização teve seu período de ascensão durante o século XV, época em que conseguiu expandir seus domínios desde a divisa com a Colômbia até o Equador. Porém, em 1532 tem início a dominação Espanhola e, consequentemente, o declínio do Império Inca.

Inti - Deus do sol da cultura Inca

Inti, deus do sol da cultura inca. | Imagem: Reprodução

Entre as justificativas para o fim da civilização está o assassinato do imperador, que gerou crises sociais e políticas, a superioridade bélica da Espanha e o impacto psicológico causado aos incas pelos cavalos e pela qualidade dos armamentos.

Cultura inca

Os Incas foram povos extremamente desenvolvidos e criativos.

Escrita

Embora não tivesse alfabeto para a escrita, a civilização Inca fazia uso de um código para controlar informações importantes. Para dados numéricos, usavam os quipos. O equipamento era feito de um conjunto de cordões com nós e cores distintas que possibilitavam a contagem de unidades.

Arte

Sociedade teocrática e politeísta, os Incas usavam o ouro fundido como matéria prima para construir esculturas de animais, passagens cotidianas e a representação dos deuses como elementos da natureza. Porém, com o advento da dominação espanhola, os objetos foram derretidos, transformados em barras de ouro e levados para a Espanha.

Mas, além das esculturas, os Incas também ficaram conhecidos pelas habilidades artesanais. Fibras de vegetais viravam redes e o couro era pintado com sangue de animais, resquícios minerais, carvão e extratos vegetais.

Foram a metalurgia, a cerâmica, a arquitetura e a engenharia que permitiram aos Incas uma expansão organizada e efetiva.

Arquitetura

Conhecidos por desenvolverem uma arquitetura única, os incas construíram templos, diques, canais de água, casas, palácios e até observatórios astronômicos de pedra – mesmo se encontrando em uma região montanhosa e de difícil locomoção.

A rede de estradas de pedras que ligavam todas as tribos facilitou o desenvolvimento arquitetônico da civilização.

Música

A música também fazia parte das manifestações culturais da civilização inca. O principal instrumento musical dos incas era a flauta de bambu, que servia para os momentos de diversão, mas também eram usadas em rituais de homenagem aos deuses.

Religião

Considerados um povo politeísta, o Incas acreditavam que Virachocha criara o Sol a Lua e, através deles, a humanidade. Para eles, a forças da natureza regiam a vida e, portanto, entre seus principais deuses estavam o sol, a lua, a chuva, o trovão e  o vento. Mas, assim como nas principais religiões monoteístas, o mais importante dos deuses era o regente do sol, o deus Inti.

A atual cidade pré-colombiana Machu Pichu era tida para os incas como o vale sagrado. Lá, eram feitos os principais rituais relacionados à religião.


Reportar erro