Descobrimentos e navegações holandesas

Veja porque a Holanda demorou para participar das navegações e como esta nação conseguiu entrar nesse meio, mesmo tendo concorrentes mais desenvolvidos


Quando se fala em navegações é natural pensar nas duas grandes potências marítimas dos séculos passados: Portugal e Espanha. Por iniciarem, desde cedo, a expansão marítima por todo o mundo, são os grandes destaques desse tempo e também por isso foram os mais importantes descobridores de territórios. Assim, em junho de 1494 as duas coroas dividiram o mundo ao meio, através do Tratado de Tordesilhas. O documento, referendado pelo papa espanhol Alexandre 6º, esclarecia que todos os territórios descobertos e os a descobrir ao leste pertenciam aos portugueses, enquanto os do oeste eram dos espanhóis.

As outras nações, como França, Inglaterra e Holanda não aceitaram essa imposição e decidiram lutar de suas formas para ir ao mar e desvendar, por meio dos seus métodos, novos territórios. Neste artigo, tratamos sobre como os holandeses conseguiram reverter as imposições das coroas portuguesa e espanhola. Bem como, compreender quais foram os descobrimentos feito pela Holanda.

Motivos da participação marítima tardia dos holandeses

Dentre tantas razões que explicam o porquê do atraso marítimo da Holanda, com relação à Portugal e a Espanha, dois merecem destaque. O primeiro deles se refere a forma como os holandeses ganham dinheiro, que apesar de ser pelo mar, não tinha relação com expedições realizadas diretamente por eles. Grande parte do capital holandês era fruto do rico comércio do mar do Norte e dos financiamentos da expansão portuguesa. Desta forma, pode-se dizer que a Holanda não navegava, mas patrocinava outras nações.

Descobrimentos e navegações holandesas

Foto: Reprodução/ internet

Além disso, durante parte do século XVI a Espanha exerceu um grande domínio sob as decisões da Holanda. Esse teria sido o outro motivo que fez com que a Holanda tivesse um retardamento marítimo em comparação com as coroas portuguesa e espanhola. Já a partir de 1579, quando a nação holandesa se libertou do domínio espanhol, os holandeses começaram a explorar o mar e assim obtiveram importantes conquistas territoriais, nos continentes africano, asiático e americano.

O empreendimento marítimo holandês e seus resultados

Em meio a tantos nomes importantes paras as descobertas da Holanda, estava Willem Janszoon, que foi considerado o primeiro europeu a colocar os pés em terras australianas. Já Abel Tasman foi o responsável pela expedição em direção a Nova Holanda. Os navios holandeses chegaram a América do Sul e foi Olivier van Noort que planejou uma invasão pela baía de Guanabara, na costa brasileira.

Esta primeira tentativa não obteve êxito. Todavia, junto ao navegador Joris van Spielbergen, outras invasões foram planejadas, uma na Bahia, que também não teve sucesso, e a última em Pernambuco, quando eles conseguiram se instalar, mesmo tendo os portugueses se instalado nessa área. E essas foram algumas das conquistas alcançadas pelo holandeses.


Reportar erro