Idade dos Metais

O último período da Pré-História foi a Idade dos Metais. Veja um resumo da Idade do cobre, bronze e ferro, além de suas características e imagens


Na última fase da Pré-história é possível encontrar um período muito importante para a história do homem: a Idade dos Metais. Esse momento seguiu à Idade da Pedra e pode ser marcado pelo início da fabricação de ferramentas e armas de metal, que eram muito mais eficazes que os materiais utilizados previamente, que eram as pedras. A princípio as matérias primas utilizadas na confecção das ferramentas eram o cobre, o estanho e o bronze, metais cuja fusão é mais simplificada. Com algum tempo depois o ferro começou a ser utilizado, pois as técnicas de fundição foram ficando mais avançadas e a necessidade foi aumentando. A Idade dos Metais é um período que vai de 6,5 mil anos atrás até o surgimento da escrita, marco que deu fim ao período pré-histórico.

Características desse período

  • A Idade dos Metais foi um período muito importante, pois o homem fez muitos avanços nas técnicas de produção de artefatos que lhes permitiam melhores condições de vida.
  • Foi também nesse período que o crescimento da população se acentuou em algumas regiões do planeta.
  • Cada pequena comunidade foi se desenvolvendo, algumas até passaram a dominar outros grupos e grandes extensões de terra.
  • Com o desenvolvimento das comunidades, surgiram as primeiras cidades, ressaltando que algumas delas iriam dar origem às mais significativas civilizações da história.
  • Através do domínio das técnicas de fundição, o homem pré-histórico começou a ter condições de criar instrumentos mais eficazes para o cultivo agrícola, prática da caça e até mesmo a derrubada de florestas.
  • Outro ponto importante nesse período foi que o domínio sobre os metais influenciou nas disputas entre as comunidades que competiam pelas melhores pastagens e áreas férteis.
  • Essas disputas geraram as primeiras guerras e o processo de dominação de uma comunidade sobre outra.

As três idades mais importantes e suas relevâncias

Resumo sobre a Idade do Cobre

Aconteceu por volta de 6 mil anos atrás. O homem começou a adquirir conhecimento de técnicas para derreter a moldar o cobre. Com isso, passou a utilizar moldes de pedra ou barro para colocar o cobre derretido e produzir ferramentas, tais como as agrícolas e de luta, como espadas e lanças. Quando esses objetos esfriavam, precisavam ainda ser modelados com o martelo.

Resumo sobre a Idade do Bronze

Depois de alguns milhares de anos, o homem pré-histórico começou a produzir um metal mais resistente que o cobre: o bronze. Ele vem a partir da liga do cobre com o estanho e era matéria prima para a confecção de capacetes, martelos, lanças, machados, facas e outros objetos. Esse período aconteceu por volta de 4 mil anos atrás.

Resumo sobre a Idade do Ferro

Por volta de 3,5 mil anos atrás, o homem já estava dominando a metalurgia muito bem e foi então que passou a fabricar o ferro em fornos de altas temperaturas. Com o ferro, as armas ficaram mais resistentes e eficientes, independentemente de qual fosse a sua função. Os objetos de ferro tiveram grande utilidade na agricultura, foram criados o arado de metal, a enxada e outras ferramentas que facilitavam o trabalho no campo. Utensílios domésticos também foram criados, como potes, facas e panelas. Apesar de ter sido muito importante, o ferro teve um processo de propagação bastante lento, pois as técnicas de manipulação da liga de ferro eram difíceis de aprender.

Imagens da Idade dos Metais

Armas e ferramentas do Período Neolítico

Ferramentas utilizadas pelo homem neste período. | Imagem: Reprodução

 

Armas da Idade dos Metais

Armas | Imagem: Reprodução

 

Fundição de metais

Homens trabalhando na fundição dos metais. | Imagem: Reprodução

 

Homem trabalhando

Imagem: Reprodução


Reportar erro