Importância das bactérias

Entenda a importância das bactérias e conheça suas funções benéficas para a manutenção da vida no planeta, além da sua utilização no meio ambiente.


Normalmente ao ouvirmos a palavra bactérias, logo pensamos em algo ruim, como as doenças, uma vez que alguns esses organismos são causadores de diversas afecções. O que muita gente desconhece, no entanto, é que as bactérias, seres procariontes, são essenciais para a manutenção da vida no Planeta.

As bactérias foram os primeiros organismos vivos a aparecer na superfície da Terra há aproximadamente 4,6 bilhões de anos e, graças a elas, o oxigênio passou a estar disponível na atmosfera e as concentrações de CO2 foram reduzidas, o que permitiu que novos organismos se formassem.

Algumas organelas presentes nas células, inclusive, como as mitocôndrias e cloroplastos, são derivadas das bactérias chamadas de endossimbiontes, de forma que as células vegetais e eucariontes não existiriam sem elas.

Bactérias, seres procariontes, são essenciais para a manutenção da vida no Planeta

Foto: Pixabay

Bactérias e suas funções

Existem bactérias que são decompositoras e saprófitas. Suas funções, junto aos fungos, são de reciclagem da matéria orgânica proveniente de organismos mortos, além de resíduos como fezes e urina. Eles transformam essas matérias em moléculas de composição mais simples, o que é essencial para que o ciclo tanto do nitrogênio quanto do oxigênio sejam desempenhados corretamente.

O ciclo do nitrogênio é realizado por bactérias do gênero Rhizobium que estão presentes em raízes de leguminosas. Elas transformam o nitrogênio da atmosfera em nutrientes – nitritos e nitratos, por exemplo -, para que sejam assimilados pelas plantas que servirão de alimento para animais herbívoros. Estes, por sua vez, são alimentos para os carnívoros e assim por diante dentro da cadeia alimentar.

No ambiente, as bactérias – cianobactérias – podem se associar aos fungos e formar líquens que, além de funcionar como bioindicadores de qualidade ambiental, ajudam a criar condições benéficas para outras espécies colonizarem determinados ambientes. Além disso, podem ser usadas na fabricação de corantes. Algumas bactérias são usadas como fermentadoras, atuando na fabricação de bebidas, coalhadas e iogurtes, entre outras utilidades.

Bactérias no organismo humano

Outro importante papel das bactérias para a vida pode ser visto no corpo humano ou de determinadas espécies de animais ruminantes. A bactéria (Methanobacterium smithii, Escherichia coli, Lactobacillus acidophillus, além das do gênero Pseudomonas, Acinetobacter e Moraxella) atua na quebra de algumas substâncias dentro do sistema digestório, como a celulose, por exemplo, além da produção de vitaminas e para evitar a proliferação dos patógenos. Na pele humana, existem bactérias que ajudam a degradar as células mortas e eliminar os resíduos.

Biotecnologia

Alguns genes bacterianos são usados para o desenvolvimento de organismos transgênicos e, além disso, podem ser usados na limpeza de substâncias que são prejudiciais ao meio ambiente como o petróleo e até mesmo substâncias radioativas. Outra forma de uso das bactérias é nas estações de tratamento de esgoto.


Reportar erro