Independência dos Estados Unidos – Resumo

Resumo da história da guerra entre a Inglaterra e os Estados Unidos, que desencadeou na independência da primeira nação livre do continente americano


Antes: a colonização

O processo de independência dos Estados Unidos começa bem antes, durante a época da colonização daquele território, no século XVII. A Inglaterra foi a responsável pela colonização e manteve os Estados Unidos formados por treze colônias, que foram divididas e colonizadas de duas formas:

  • Colônias do Norte: colonizadas por protestantes europeus fugitivos de perseguições religiosas. Foi chamada de Nova Inglaterra e era uma colônia de povoamento (mão-de-obra livre, economia baseada no comércio, pequenas propriedades e produção para o mercado interno).
  • Colônias do Sul: colonizadas apenas por ingleses e deveriam seguir o Pacto Colonial, eram uma colônia de exploração (latifúndio, mão-de-obra escrava, produção para exportação e monocultura).
Independência dos Estados Unidos - Resumo

Imagem: Reprodução

Entre os anos de 1756 e 1763 ocorreu a chamada Guerra dos 7 Anos, onde a Inglaterra e a França lutaram pela posse dos territórios da América do Norte e a Inglaterra venceu. Mas as consequências do território devastado pelas batalhas caíram sobre os colonos que o habitavam, principalmente os que moravam no norte: os colonos que ajudaram na guerra, reivindicaram algo em troca por terem arriscado suas vidas e as de suas famílias, contudo, a Inglaterra não só os ignorou como aumentou os impostos para se recuperarem mais rápido da guerra, já que o território havia sido afetado. E também criou novas leis que tiravam a liberdade dos norte-americanos, cheias de restrições que desagradaram os colonos.

Durante

Em 1774, os colonos fizeram um congresso (Primeiro Congresso da Filadélfia) em resposta ao que os ingleses estavam fazendo, queriam o fim das leis e medidas restritivas. Mas o rei inglês George III não só recusou as propostas do congresso, como adotou ainda mais medidas controladoras.

Já o Segundo Congresso da Filadélfia, que ocorreu em 1776, tinha como objetivo maior a independência dos Estados Unidos, que já não aguentava a repressão da Inglaterra. Foi durante este congresso que o famoso Thomas Jefferson escreveu a Declaração de Independência dos Estados Unidos da América. Mais uma vez, a Inglaterra não aceitou aquilo, só que os colonos continuaram com seus objetivos e declararam independência (no famoso 4 de julho), o que resultou na chamada Guerra da Independência das Treze Colônias. Os Estados Unidos, apoiados pela França (inimiga da Inglaterra) e Espanha, venceram essa guerra, que ocorreu entre 1776 e 1783.

Depois da independência dos Estados Unidos

  • Os Estados Unidos e sua independência tiveram um grande significado político, pois conseguiram dar origem à primeira nação livre daquele continente.
  • Em 1783, os Estados Unidos tiveram sua independência reconhecida pela Inglaterra.
  • Eles adotaram um sistema político republicano e federalista.
  • A Constituição dos Estados Unidos ficou pronta em 1787. Ela possuía fortes características do Iluminismo. Nela, garantia-se a propriedade privada (para o interesse da burguesia), estava mantida a escravidão e defendia-se os direitos e garantias individuais do cidadão estadunidense.

Reportar erro