Literatura evangélica: alguns dos principais autores protestantes

Diversos autores evangélicos escreveram livros de autoajuda que abordam importantes temas da vida. Conheça alguns dos principais autores protestantes


A Bíblia é considerada o manual da vida por muitos religiosos, porém, há algum tempo, diversos autores evangélicos iniciaram a escrita de livros de autoajuda que abordam temas como relacionamentos, finanças, medos, traumas e fé.

O tema é polêmico, pois alguns pastores questionam o seguinte: por que os fiéis precisam consumir tais textos, se a Bíblia Sagrada já dá todas as respostas e a motivação necessária para seguir caminhando durante tempos difíceis? Neste artigo, saiba quais são alguns dos principais autores protestantes.

Mensagens com princípios bíblicos

De acordo com alguns pastores, os livros de autoajuda têm o seu valor e realmente podem ajudar as pessoas, porém não é mais eficaz que a Bíblia Sagrada. O pastor Ciro Sanches Zibordi, autor da obra “Autoajuda ou Ajuda do Alto”, afirma que, se os livros não possuírem a mensagem de Deus, não satisfazem os leitores por completo.

Imagem de cruz sobre bíblia

Foto: Depositphotos

O pastor Max Lucado, um dos principais autores do gênero, escreveu “O Salvador Mora ao Lado” e, neste livro, mostra como Jesus Cristo ultrapassou algumas barreiras em sua vida e ensina os leitores a agirem de maneira semelhante.

São vários os escritores que passaram a escrever obras literárias que motivam o leitor, e o segredo de tais livros se dá devido ao encorajamento de acordo com princípios bíblicos. Os autores direcionam os ensinamentos para determinados públicos, tentando demonstrar como aplicar em suas vidas o que está nas Escrituras.

Alguns dos principais autores protestantes

  • C.S. Lewis – Escritor, poeta, crítico literário e apologista cristão britânico.
  • Aníbal Pereira dos Reis – Foi padre católico, teólogo e pastor batista.
  • John Stott – Pastor e teólogo anglicano britânico.
  • Billy Graham – Pregador batista norte-americano.
  • Agostinho – Conhecido como Santo Agostinho, foi um importante teólogo e filósofo dos primeiros anos do Cristianismo.
  • Augustus Nicodemus Lopes – É pastor da Igreja Presbiteriana do Brasil, teólogo, professor e escritor.
  • Pat Robertson – Pastor pentecostal, advogado e ex-candidato à presidência dos Estados Unidos.
  • João Calvino – Foi um teólogo cristão francês que exerceu grande influência durante a Reforma Protestante.
  • Francis Schaeffer – Foi um teólogo cristão evangélico, filósofo e pastor presbiteriano americano.
  • Martinho Lutero – Foi um monge agostiniano e professor de teologia germânico. Tornou-se uma das principais figuras da Reforma Protestante.
  • Max Lucado – É um escritor e pastor evangélico norte-americano. Já publicou mais de 70 livros que alcançaram a venda de mais de 70 milhões de exemplares em todo o mundo.
  • Caio Fábio – Caio Fábio é um líder religioso, escritor, psicanalista e ex-pastor presbiteriano brasileiro. Fundou e presidiu a Associação Evangélica Brasileira (AEVB) e é líder e mentor do Caminho da Graça, sediado em Brasília.

Reportar erro